terça-feira, 18 de maio de 2010

Histórias da Indy: O bom e velho Big Al


Al Unser Sr era a prova que velocidade não tinha idade. Aos 46 anos ainda competitivo, bicampeão da Cart, três vezes vencedor das 500 milhas, Al Unser Sr estava em baixa em 1987. Foi substituido na Penske por Danny Sullivan e Danny Ongais, que corriam com o Rick Mears. Disputando a Indy desde 1965, Unser parecia se conformar com a sua ausência em uma prova que ele sabia vencer como ninguém. Fora a Indianápolis pra visitar e torcer pelo filho, um jovem Unser Jr, que foi apelidado de 'Little Al'. Seis dias depois, vem a surpresa. Danny Ongais sofre uma batida violenta, é considerado inapto a dirigir e destroi o novo chassi da Penske PC16. Roger Penske chama Al Unser às pressas, dando a ele o carro de 1986 que estava em exposição no hotel Sheraton. Penske andava decepcionado com o seu mês de maio. Mears e Sullivan lutavam pra ficar entre o top 10 e Mário Andretti da Newman Haas, dominava os treinos com folga. Um March de 1986 também foi enviado pra Indianápolis, pois Roger Pensek desistiu de usar o novo chassi. Mears e Sullivan decidiram na moeda que iria correr no dia seguinte. Rick Mears ganhou.

Al Unser Sr. perdeu o pole day, mas se manteve confiante. Ajudou seu filho em uma equipe mediana,a Doug Shierson racing, a atingir a velocidade necessária pra se classificar. Unser Sr largou em vigésimo e o filho, em vigésimo segundo. Todos sabiam que o conjunto da Newman-Haas era imbatível, com Mário Andretti, que sobrou em todo mês de maio.

Al Unser Sr soube se aproveitar dos erros e das falhas mecânicas dos pilotos, para ir galgando posições atingindo uma ótima 4º no volta 90. Mário Andretti continuava a liderar com folga e parecia não perder essa corrida. Na volta 130 uma roda do carro de Gary Bettenhausen se solta e e acaba sobrevoando a grade de proteção acertando fatalmente um espectador na cabeça. Há vinte e cinco voltas do final, Mário Andretti liderava, seguido de Roberto Guerrero e Unser Sr. Com Rick Mears e Danny Sullivan fora da corrida, Roger Penske assumiu a estratégia de Al Unser. Andretti e Guerrero tinham que fazer mais uma parada, Big Al não. A esperança era tomar o lugar o segundo lugar de Gurrero, pois Mario Andretti já tinha posto uma volta de vantagem em Unser Sr.



Mas na volta 177, uma falha no medidor de combustível causou o surpreendente abandono de Mário Andretti, evitando uma das vitórias mais previsíveis da história da Indy. Guerrero foi pra liderança e forçou o ritmo conseguindo por uma volta em Al Unser, o segundo colocado. Ao entrar nos pits, Guerrero surpreendetemente tem problemas no pit. Roberto Guerrero tinha quebrado a terceira marcha na corrida, mas ele não tinha lhe afetado até então. Um pitstop mais demorado do que o comum, e ainda o motor morre na saida do pit. Com tantos atrasos, Al Unser tira a volta de vantagem e assume a liderança e põe uma volta de vantagem a Roberto Guerrero. Guerrero conseguiu voltar a ficar na mesma volta de Unser Sr.,mas foi insuficiente, Al Unser vence sua quarta prova de 500 milhas, sendo piloto mais velho a vencê-la, quebrando o recorde do irmão Bobby, e com as 18 voltas que liderou, se tornou o piloto com mais voltas lideradas da história da Indy500.
Essa foi a última vitória de Al Unser e talvez não tenha sido a mais especial. Em 1992, Al Unser Sr substituiu o lesionado Nélson Piquet e conseguiu uma ótima terceira posição. Mas como um grande campeão ficar feliz com uma terceira posição? Pode sim, se o seu filho vence a Indy500 pela primeira vez, na menor diferença da história da Indy. Mas é isso é outra história.

na próxima semana, a pole póstuma de Scott Brayton.

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/1987_Indianapolis_500
http://jcspeedway.blogspot.com/2009/05/big-al.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Al_Unser

2 comentários:

Ron Groo disse...

Grande Al.
Arquétipo do piloto americano.

Anônimo disse...

Que grande história! Essa eu confesso, não conhecia ainda Marcos, garimpou muito bem, parabéns.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo