segunda-feira, 24 de maio de 2010

As razões da Williams estar onde está






Tods sabem que eu su um fã incondicional da Williams, uma equipe tradiocionalíssima na F1, mas que ultimamente só leva fumo. E torcer pra Williams que era modinha nos anos 90, virou folclore, como se eu torcesse pro Íbis ou pra Ana Carolina virar hetero. Mas um post do camarada Tomás, em seu excelente blog, me alertou pra seguinte questão: Como a Williams chegou a essa pindaíba. Vou tentar enumerar os erros feitos pela equipe de Sir Frank Williams e Patrick Head, sem ordem numérica ou de importância, já que cada falha tem um peso importante pra descida da Williams:


- O fim da parceria com BMW: Quando a Williams se juntou com a BMW, vinha de dois anos de pindaíba sem vitórias após a parceria vitoriosa com a Renault. Em 2001 veio as vitórias e as chances mais nítidas de um título foram em 2003, com Montoya. Depois um projeto fracassado em 2004 e em 2005 o rompimento com a montadora Alemã. Frank Williams e Patrick Head tem um histórico de romper definitivamente suas parcerias. Esse ano a McLaren e Mercedes se separaram mas a Mercedes fornecerá motores pra equipe inglesa até 2015! A BMW rompeu com a Willams pois queria comprar a equipe, prontamente recusada por Frank e Patrick. Eles compraram a Sauber e ofereceram os motores BMW pra que a equipe não ficasse na mão. Patrick Head, que se desentendeu com o Mario Thiessen, recusou e preferiu ficar com os motores Cosworth...Talvez se em 2006 ainda usassem os motores BMW e passasem pros Toyota em 2007, as coisas seriam diferentes...

- Motor Cosworth: Usados pela última vez pela Jordan, no desespero de ter grana alguma. A Willams ainda com alguma grana disponível, resolveu ficar com os motores Cosworth. Teve prejuízo com as torcentas porradas do Webber e do Rosberguinha... E o pior em 2010 insistiu no erro de novo, o motor Cosworth é histórico,mas o tempo dele já acabou!


Alexander Wurz- Uma vez piloto de testes, sempre piloto de testes. Talvez se a Willaims tivesse contratado um piloto com alguma experiencia e mantivesse Wurz testando doidamente, talvez conseguíssemos resultado bons já em 2007 e 2008 seria melhor...

Kazuki Nakajima- Fornecer motores tudo bem, mas aceitar um piloto meia boca goela abaixo é inaceitável. Ele teve uma temporada +- em 2008, mas foi uma negação em 2009 e tivemos que aturá-lo até o final! O motor Toyota nem era tão bom assim pra aguentar o japa! Mas isso mostra que a Williams nem pagou muito pelos os motores, só tiveram que aturar essa bomba. E pensar que Frank williams rejeitou a renovação do contrato com os motores Honda pra 1988, por que a Honda impôs que Satoru Nakajima fosse piloto da Williams...

Pronto depois desses fatores, acho que foi bastante elucidado esse jejum da Williams, os que vieram depois são apenas consequencias desses atos. espero que a vinda dos motores Renault e do Pat Symonds ajudem a equipe reencontrar o cmainho que a já faz seis anos que não encontramos... Infelizmente completaremos 100 GPs sem vitória...

5 comentários:

Marcelonso disse...

Marcão,

É a situação vai de mau a pior na garagem de Tio Frank.
Ano passado até surgiu uma possibilidade de usar o Renault,no fim não vingou.
Espero que para a proxima temporada o time possa usa-los.
Se bem que,Tio Frank declarou na ultima semana que está contente com os atuais,vai entender!

abraço

Unknown disse...

cara eu nem suspeitava essa: rejeitaram nakajimão pra depois ter que aceitar nakajiminha!! bizarro!

tenho a cábala de que chamar de equipe tradicional dá azar, é como falar da nova gata e dizer que ela "é de familia tradicional" o povo entende feia pra cachorro!

mais a nossa equipe (tá bom eu sou da Sauber, mais era da Williams e ainda olho com muito respeito pro tio frank) tá precissando é de um pouco de realismo, ou se vender definitivamente pra uma equipe (e o chefão exige seguro integral de saude e 60 jogos de pneu pra cadeira) ou bater no nacionalismo e botar a union jack no carro para amolecer o coraçãozinho dos británicos cheios da grana... ou entrar em sociedade com um molhonário doido que tá querendo fazer parte do circo, isso tá na moda, aliás sempre esteve

Ron Groo disse...

Me deixa discordar, à sério.

O fim da parceria com a BMW foi boa, benéfica. Veja o que aconteceu com a Sauber? Estão bem pior que nós.

Wurz foi bem. Mas não o suficiente pra ser piloto Williams, se olhar a lista um monte dos campeões do mundo passaram por nossos cockpitis, mesmo sem vencer o campeonato. Wurz deveria ter sido nosso segundo piloto para alguém melhor, Haidfeld talvez.

E a Toyota era uma bagunça, se não tivesse nos empurrado o Kazuki... Melhores que os Cosworth eles eram...

A grande culpada da má fase da Williams é (pasme) a administração altamente amadora da Equipe. Frank ainda acha que estamos nos anos setenta. Ai não tem empresa que vá para a frente. Era hora não de vender a equipe, que no fim das contas é o que o mantém vivo, mas de trazer administradores com idéias novas para trazer mais dinheiro e assim melhorias nos carros.

Tomás disse...

Fala Marco!
Opa, valeu pela citação do meu post no seu artigo, legal mesmo!
Ultimamente não tenho muito tempo pra passar pelos blogs por aí (motivo:colégio, rsrsrs), mas aqui eu sempre arranjo um tempinho!
hehehe

Sobre o post, tenho que concordar que A Williams vai demorar muito a ser o que um dia foi.
voltar a vencer, se levarmos em conta o retrospecto do últimos anos, está difícil..

E como os grandes aí acima dizem: falta a bendita grana!!!

Anônimo disse...

"tenho a cábala de que chamar de equipe tradicional dá azar, é como falar da nova gata e dizer que ela "é de familia tradicional" o povo entende feia pra cachorro!"

essa comparação do ALC foi demais! kkkk
Pensei q vc colocaria o Nicolete entre os motivos tb Marcão, no mais concordo com todos eles. Embora eu tb seja (ou fosse...) de outra equipe (BMW Sauber) aprendi a gostar a Williams e torço pra um dia as coisas melhorarem por lá.

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