sábado, 31 de maio de 2008

Entrevista: Robert Kubica


Concedida ao Gpupdate.net

GPUpdate:Você foi um dos poucos pilotos que terminou o Grande Prêmio de Mônaco sem fazer quaisquer erros. Isso lhe dá alguma satisfação especial?
Robert Kubica:Não. Ok,era uma corrida difícil, sobretudo porque havia uma grande quantidade de água na pista, muito mais do que estávamos esperando. As condições foram mudando constantemente, e também era difícil prever quais eram os melhores pneus, por isso tivemos que nos adaptar muito rapidamente. Eu cometi alguns pequenos erros - duas ou três vezes eu pensei que ia acabar no muro -, mas, eventualmente, eu era capaz de controlar o carro. Foi de fato, uma corrida muito difícil e eu estou satisfeito pela a equipe fez a estratégia correta e coerente e mantive-me em uma boa velocidade.A estratégia, foi um desafio, e penso que fizemos uma corrida consistente. O resultado foi que marcou: Um importante pódio para a equipe e pra mim.

GPU:Em uma semana a F-1 volta para o Canadá onde vc sofreu no ano passado um acidente horrendo. Como você lida com memórias do acidente?
RK:Eu não tenho de lidar com qualquer coisa. Temos que ir para o Canadá,que é uma das minhas pistas favoritas.Evidentemente todos sabem o que aconteceu em 2007, mas não tenho de lidar porque ele já aconteceu há um ano atrás, e desde então tenho dirigido um carro de F-1, sem pensar sobre isso. Na Fórmula Um os riscos são elevados, mas não tenho qualquer sentimento negativo sobre o Canadá.Estou indo lá apenas como eu ir para qualquer outra corrida com o objetivo de pontuar tantos pontos quanto possível.

GPU:O acidente alterou alguma coisa na sua vida?
RK:Não.

GPU:Que papel desempenha a parte mental da Formula One? Você faz algum treinamento especial?
RK:Penso que o seu estado mental é importante em cada esporte, mas, na Fórmula Um, é particularmente importante. Basta olhar para a última corrida. Mesmo com tempo seco, Mônaco é muito exigente mentalmente, mas desta vez, foi ainda mais difícil. Tivemos de manter a concentração durante duas horas durante a corrida ao limite,com cada vez mais novas condições. Mônaco é uma das corridas mais fáceis no que diz respeito à preparação física, mas o mais difícil no que se refere à concentração.Eu não faço qualquer treinamento mental, mas estou a tentar me melhorar o tempo todo, e penso que o meu nível mental é bom. A melhor preparação para mim foi correr contra todos aqueles bons pilotos quando eu era mais jovem. Penso que todos nós somos os nossos próprios melhores treinadores mentais, e precisamos apenas a analisar e compreender os nossos erros pessoais e de abordagem.

GPU:Você na BMW Sauber F1Team tem tido uma temporada fantástica, até agora - Qual razão de melhorar tanto em relação ao ano passado?
RK:Foram muitos fatores que influenciaram os meus resultados em 2007. Creio que não eu tenha melhorado como piloto. Mas existem vários fatores externos que têm melhorado muito ao redor e dentro do carro. Todos esses fatores fizeram minha vida mais fácil no que diz respeito à criação do carro como eu quero que seja e ter um melhor sentimento para o carro. Os resultados deste ano mostram o quanto eu estava lutando no ano passado, e penso eu estava lutando muito mais do que ninguém lutou antes. Há tantos pequenos fatores que podem influenciar o seu desempenho na Formula um. No ano passado, foi extremamente decepcionante para mim, mas eu aprendi com isso, e eu estou feliz eu tenho sido capaz de melhorar o desempenho.

GPU:Você se considera um candidato ao título deste ano?
RK:Penso que não, mas, naturalmente tudo pode acontecer na Formula um. Nos últimas dois ou três corridas em especial, não nos foi tão competitivo como fomos no começo da temporada, quando estávamos em entre as Ferraris e as McLarens. Recentemente, tem sido mais difícil para nós chegarmos até lá. Espero que Kimi Räikkönen, Felipe Massa e Lewis Hamilton lutem para o título, mas se eu ver uma oportunidade, é claro, vou fazer o meu melhor. Minha abordagem é a mesma para todas as corridas: Eu tento tirar o máximo do carro e pontuar a maior parte dos pontos possíveis. E Montreal é um dos chamados "médio downforce" track.


OBS:Só não entendi muito bem essa expressão "medium downforce track",quem souber,help me.Repararam que ele não gosta de falar sobre seu acidente?

5 comentários:

Anônimo disse...

Ta certo, eu sei que o cara é protegido do Papa JPII, mas este ano ele esta com o capeta, não tá não? Aposto que ainda este ano ele consegue sua primeira vitoria.

Blog F1 Grand Prix disse...

Anota aí que o Kubica vai ganhar o G.P. do Canadá. É um palpite arriscado, mas eu já decidi que vou jogar minhas fichas no polonês...

Grande abraço e desculpe pela ausência na última semana!

Gustavo Coelho

Unknown disse...

acho que ele não gosta de pensar no accidente porque isso prejudica sua preparação mental para o GP. ele tem que esquecer mesmo do episodio.
não há duvida que o naragão está muito bem e com a bola toda, mais mesmo sendo fan de carteirinha do polonês, não acho que possa fazer uma vitória neste fim de semana

Daniel disse...

olha medium downforce track é um circuito de curvas de media velocidade, que geram menos downforce doq as de alta, levando em consideracao que todos sabem como funciona o downforce no f1, nem presisaria explicar hehe, é aquela historia, quanto mais rapido vc faz 1 curva, mais grip vc tem. c vc faz ela mais devagar, fica mais facil de perder o controle.

Marcos Antonio disse...

Obrigado Dan pela ajuda.Eu tive dúvidas porque smepre achei que o circuito d e Montreal fosse uma pista de alta,por isso não entendi essa expressão "medium downforce track".

mais uma vez obrigado!

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo