domingo, 10 de agosto de 2014

Top5: Pais e filhos na F1

E hoje tô inspirado nos tops5! Esse é pra homenagear os pais mais badass da F1, aqueles que mandaram bem na F1 e ainda puseram os filhos lá, que correndo ou bem ou não,  mantiveram o clã na F1. E sem mais delongas, vamos saber da lista:




5 - Keke e Nico Rosberg - O clã Rosberg é o quinto da lista. Com o Seu Kekão que começou o nome Rosberg na F1. Ele, um moleque maroto da Finlândia resolveu tentar a sorte na F1, foi pra Wolf, Fittipaldi e depois a glória máxima, correu na Williams! E na melhor equipe de todas, ele conseguiu o título logo na primeira temporada e só com uma vitória! Keke mito! Ele ficou. na F1 até 1986. E 20 anos depois, o seu filho estreou na F1 e Nico estreou na melhor equipe de todas, na Williams! ô família pra ter bom gosto essa família Rosberg! Nico ficou até 2009 na Williams e desde 2010 está Mercedes e tem a grande chance de igualar o título de seupai. Será que ele consegue?


4- Gilles e Jacques Villeneuve - Essa outra dupla de pai e filho fez história na F1. Cada um à sua maneira. Gilles foi o grande showman da história da F1, suas atuações na Ferrari são lembradas até hoje, com seu arrojo e loucura ao tentar passar os adversários. Muitas das corridas que fez foram épicas, como aquela que ele ficou com três rodas, ou correu com o asa dianteira pendurada na chuva, quando segurou quatro carros pra vencer uma corrida, etc... Em 1982, o ano que ele teria chances pra vencer, ele acabou se desentendo com Didier Pironi e na tentativa de superá-lo, ele forçou demais em Zolder e sofreu um acidente gravíssimo que todo mundo já cansou de ver no youtube e morreu. Jacques tinha 11 anos. E 14 anos depois da morte do Gilles, depois de brilhar na Indy, Jacques foi pra a F1 e correu na Williams! que bom gosto desse cara! E em 1997 ele conquistou o título mundial, e assim deu um título à familia Villeneuve que Gilles tanto sonhou. Depois disso, sua carreira degringolou e ele saiu da F1 em 2006 pela porta dos fundos. Mas ao menos foi campeão mundial pela Williams, uma grande honraria...


3- Nélson e Nelsinho Piquet - Esse clã é do Brasil sil sil! Nelsão Piquet é um dos maiores nomes da história da F1, e estreou na F1 em 1978. Na Brabham, quando estreou em 1979, foi onde ele conquistou dois títulos mundiais em 1981 e 1983. Ficou até 1985, e depois foi pra William, onde tinha um monocoqui siguro (:P) E lá arrumou treta com Mansell, e ainda assim, foi tri e 1987 pela Williams, outra grande honraria para qualquer piloto. Ainda andou por Lotus e Bennetton, onde se saiu da F1. Dezessete anos depois, Nelsinho Piquet estreou na F1 em 2008, com esperanças de manter o nome Piquet em voga. ele manteve, mas da pior maneira possível. Levou pau do Alonso e ainda fez parte do patacoada do CingapuraGate, que limou pra sempre sua chance de sentar um F1 de novo. E essa dupla de pai e filho só está em terceiro nessa lista por dois motivos: 1- Nelsão é Nelsão 2- Como nelsão tem 56 filhos, as chances são boas de ter um filho piloto melhor do que o Nelsinho...


2- Jack, David e Gary Brabham - Esse também está em segundo por causa do pai. Sir Jack Brabham, que começou na F1 em 1955 e em 1959 ganhou um título de maneira épica, tendo que empurrar o próprio carro na linha de chegada pra vencer. Ele venceu também em 1960 e em 1996 mitou mais ainda sendo tri com o próprio carro. Correu na F1 até 1970, saindo como uma lenda.  Gary e David estrearam na F1 20 anos depois, e David estreava na equipe do pai, que não era nem a sombra do que era nos anos 70/80 e Gary estreou (muitos risos) na Life. Sim, na  Life!!! Como um Brabham em sã consciência estreia na Life? David ainda voltou a corre rna F1 em 1994, na Smitek, a cadeira elétrica.Jack ainda teve outro filho, o Geoff, que só correu em provas de endurance. esperto ele.


1- Graham e Damon Hill - Outra bela dupla de pai e filho e com uma história muito legal. Estreou na F1 em 1958, e em 1962 Graham foi campeão mundial pela Lotus. Em 1968, sem contar que no meio termo ele fez a tríplice coroa do automobilismo: Venceu as 500 milhas de Indianópolis, o GP de Mônaco (esse ele venceu por 5 vezes) e as 24 horas de Le Mans. Graham correu na F1 até 1975 quando já com a sua equipe estabelecida, pendurou o capacete. Mas no fim de 75, uma tragédia. Hill dirigia o seu bimotor, quando resolveu pousar no aeroporto de Heathrow com muita neblina, e acabou batendo. Todos os seis ocupantes morreram na hora. Damon tinha apenas 15 anos na época. E viu o seu sonho de seu piloto ir por água abaixo, pois sua mãe teve que arcar com todas as dívidas que ficaram e sua família passou por muitas dificuldades. Só no meio dos anos 80 começou a correr de moto, depois foi para os monopostos e nos anos 90 foi piloto de testes da Williams (ah, isso é muito bom gosto!) Sendo um piloto muito dedicado nos testes com o FW14B, que se tornou um dos carros mais incríveis da história. Damon estreou na F1 em 1992 na Brabham, que dava o seu último suspiro. em 1993 foi pra a Williams e ficou lá até 1996, quando ganhou o seu título mundial, o que credenciou pai e filho ficar em primeiro na lista. Pois a família Hill foi a única que conseguiu ter pai e filho campeões do mundo. Hill ficou na F1 até 1999.


Bônus: Jan e Kevin Magnussen são outro clã na F1, mas Kevin está tendo o fardo de ter melhorar o nome Magnussen, que o pai pôs lama ao tomar pau do Barrichello na Stewart. Tem também Manfred e Marcus Winkelhock . Marcus que em 1 GP só mitou, sendo líder com uma Skyper no GP da Europa de 2007! Mito!

Essa fica a minha homenagem ao dia dos pais, quem tem e a que é, feliz dia dos pais!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo