domingo, 26 de fevereiro de 2012

Top 5: Irmãos mais novos e mais talentosos da F1



No intervalo entre as temporada eu costumo fazer esses top 5 meio insólitos e não muito comuns, como os 5 pódios mais alternativos da F1, agora vamos falar dos 5 irmãos mais novos que mais talentosos, ou mais sortudos, estando no lugar certo na hora certa, fizeram um relativo sucesso na F1 que os irmãos mais velhos. Vamos a eles?

5) Ernesto e Vittorio Brambilla: A família Brambilla era tradicional no automobilismo italiano, e Ernesto, o irmão mais velho, resolveu tentar a se aventurar na F1, no GP da Itália. Uma vez em 1963 e outra em 1969. Não conseguiu em 63, e em 1969 ele conseguiu se classificar, mas como Pedro Rodriguez ficou sem carro, teve que cedê-lo ao mexicano. E não mais ouviu-se falar do sobrenome Brambilla, até 1974, um italianão de 37 anos estreia na categoria. Vittorio, consegue inclusive uma vitória, e uma das chegadas mais bizarras da F1, pois ele comemorou tanto sua vitória que bateu em seguida. Vitorio foi apelidado de "Gorila de Monza" e correu de 1974 a 1978 ininterruptamente. Em 79 e 80 disputou provas esporádicas encerrando assim sua boa participação na F1, comparado ao irmão mais velho. Vittorio faleceu em 2001 vítima de um ataque cardíaco e Ernesto está vivinho da silva, no auge dos seus 78 anos.




4) José Dolhem e Didier Pironi: Esse especial só saiu por causa da descoberta do meio irmão de Didier Pironi, José Dolhem (texto do Rianov). Dolhem era um piloto com razoáveis atuações na F2 quando resolveu ser um dos vários pilotos da Surtees em 1974. Estreia no GP Francês, Dolhem não conseguiu pra se classificar. Na Itália, Dolhem substitui Jochen Mass que estava indo pra McLaren e mais uma vez não consegue se classificar. Em Watkins Glen, na última prova do campeonato, consegue se classificar mas ao saber voltas depois, que um acidente vitimou seu companheiro de equipe Helmut Koinigg, se retirou da corrida e nunca mais correu de F1. Quatro anos depois, seu meio irmão 8 anos mais novo estreia na F1 e  se destacando por Tyrrell e Ligier, que vai para Ferrari. Em 1982 era favorito a vencer o campeonato, mas ele sofre um grave acidente que encerra sua carreira na F1. Pironi vai para o Powerboats e em 1987, sofre um acidente fatal. Dolhem então resolve assumir a equipe do irmão no campeonato de powerboats em sua homenagem, mas em 1988 acaba falecendo em um acidente aéreo.




3) Ricardo e Pedro Rodriguez - Nesse caso o irmão mais novo não teve muito tempo de transformar em resultados, todo o talento que tinha. Dos irmãos Rodriguez, Ricardo era o que parecia ser fadado ao sucesso, era um piloto talentosíssimo e jovem, que logo chamou a atenção da Ferrari que logo na primeira corrida largou em segundo lugar. em 62 , disputou ais algumas corridas com relativo destaque e todos já afirmavam que ele seria campeão em questão de tempo. Mas na prova extra campeonato que seria realizada no México, A Ferrari não mandou seus carros para lá e Ricardo resolveu correr assim mesmo, com a equipe do Ron Walker com uma Lotus. Ricardo acabou perdendo o controle na Peraltada, e acabou falecendo. Seu irmão Pedro, cogitou abandonar as pistas, mas com bons resultados nos protótipos, estreou na F1 em 1963. Teve duas vitórias na carreira, mas unca foi considerado um futuro campeão, apenas um bom piloto na F1. seu currículo era excelente nas provas de endurance, tanto que foi uma prova dessas que Pedro acabou falcecendo em 1971.



2) Ian e Jody Schekter: Jody estreou primeiro na F1 e era considerado um talento bruto na F1. O acidente que ele causou em 1973 em Silverstone, acabou deixando uma má impressão que foi rapidamente retirada em 1974 com bom campeonato dele pela Tyrrell. Em 1974, seu irmão Ian, famoso na áfrica do Sul por ser campeão várias vezes do campeonato de "F1" de lá, tentou a sorte no GP Local e ficou em décimo terceiro.Ian acabou não conseguindo uma boa equipe e ele peregrinou por várias até 1977 quando saiu de cena da F1 e voltou a correr somente na África do sul. Enquanto Jody virou um piloto conceituado e que conseguiu seu título mundial pela Ferrari em 1979.



1) Wilson e Emerson Fittipaldi: Assim como nos irmãos Schekter, o mais novo estreou primeiro na F1 e logo venceu na primeira temporada na Lotus, mostrando ser um campeão em potencial, o que se revelou verdade em 1972.Wilsinho, estreou na F1 pela Brabham e logo no início sentiu um pouco de dificuldade na F1, não conseguindo um bom resultado. em 1974, Wilsinho fica sem equipe e Emerson conquista seu bicampeonato. Em 1975, Wilsinho comanda um projeto ousado de uma equipe Brasileira de F1, com a Copersucar/Fittipaldi e tem uma temporada difícil.Em 76, convence o irmão Emerson a correr na equipe para atrair mais patrocinadores e melhorar a equipe, o que Emerson consegue, mas não o suficiente pra ser uma equipe vencedora. Em 1982, a Equipe fecha as portas. Mas Emerson conseguiu por o seu nome entre os grandes da F1.



Bônus: O único caso que se tem notícia que um irmão mais velho era mais talentoso foi com os irmãos Schumacher. Michael tinha dois títulos mundiais e Ralf era um promissor piloto que pensava-se seria melhor que o irmão. Frank Williams acreditou nisso. Bem...Ralf em 2007 saiu da F1, Michael saiu da F1 no final de 2006 com 7 títulos, e depois voltou a categoria em 2010 como um dos maiores pilotos da F1. é Ralf, não deu...


2 comentários:

bet's disse...

Ralf: é loser eterno. sem mais.

Ron Groo disse...

Putz... Percebeu como Pedro e Ricardo Rodrigues são a cara do Paulo Maeda?

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