sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sobre o patrocínio da PDVSA


Como todos sabem, Pastor Maldonado está na Williams com ajuda do seu patrocínio pomposo da PDVSA, petrolífera venezuelana. De vez em quando, pingam notícias sobre o governo venezuelano vai investigar o contrato, que ele é suspeito, ai pessoas sem noção de conhecimento dizem que é uma máfia, Hugo Chavéz é isso, é aquilo. Enfim, Chavéz como todo político, não é santo, mas tem certas coisas que o pessoal critica sem conhecuimento de causa. Vou expor alguns tópicos para discussão:

1) Você sabe de quanto era o contrato da Petrobrás com a Williams? Ou melhor, você soube quanto é que a Petrobrás pagava ao Flamengo? Viu alguma vez o contrato em algum lugar?

2) Aqui está o contrato entre a PDVSA e a Williams. Como consegui? Sou bruxo? Trabalho pra annonymous? Sou "parça" do Hugo Chávez? não, achei na internet e postei isso em julho de 2011. http://www.scribd.com/doc/59010972

3) Aqui está, um "suposto" recibo de um pagamento de aproximadadmente 30 milhões de libras esterlinas, uns 80 milhões de reais para a temporada de 2012 a ser pago até dia 31 de outubro de 2011. ai todo mundo faz um "ohhhhhh, quanta grana" mas repare no recibo o que está escrito: referente a opção 3. Indo no contrato você vê, olha o valor está lá. Então contratos foram feitos para serem cumpridos


Enfim, Não cabe a nós julgar o contrato da PDVSA. é um contrato pomposo sim. Mas eles o ofereceram e a Williams precisava e ainda precisa do dinheiro não podia recusar. é Chato isso? É. Mas é uma situação chata que todas as equipes médias sofrem. A Williams atualmente é uma equipe média. E se a Lotus vendeu sua vaga para Grosjean e o patrocínio da Total, A Force India vende a vaga para Di Resta para ter os motores  Mercedes, a Sauber vende a vaga para Sérgio Pérez com seu patrocínio da Telmex, é normal que com a Williams isso aconteça. a Qualidade do Maldonado é discutível? Não, ele foi campeão da GP2. Ele precisa de mais experiência na F1, não vai ser aquele piloto maravilhoso, que na primeira tempora vem e arrebenta, mas é aplicado e veloz, pode ser um bom piloto.

Sobre as críticas ao Chávez e seu contrato, acho que isso deveria caber aos venezuelanos. Essas coisas de contratos pingando no exterior é coisa da oposição de lá. Lá é ano de eleição e vorá muito mais coisa em relação a isso. Como  Chávez tem o filme meio queimado com o pessoal internacional o pessoal aproveita pra descer o malho. Se fosse um acordo com a Petronas pra ter um piloto Malaio, o pessoal só ia falar, putz é um piloto Malaio, não iam contestar o governo de lá. Enfim( novamente), discutir governo e sobre quem o governa é algo somente para venezuelanos. Pra mim, o contrato é bom e justo.

4 comentários:

Marcelonso disse...

Marcão,

Sob o ponto de vista moral para com o povo venezuleano, esse contrato é uma vergonha.

Inúmeros problemas por lá, e os caras torrando uma baita grana na F1...

Por outro lado, a grana salvou a equipe Williams e, se não estivesse aplicada em Grove, sabe-se lá em que Paraiso Fiscal estaria.

Como diz oi ditado "Todo povo, tem o governo que merece"

abs

Ron Groo disse...

Ainda que o o contrato não fosse justo, ou bom... As coisas na F1, em sua gestão, nunca foram claras o suficiente, porque me incomodaria com um contrato de uma equipe?

Se tiver algo de errado com ele, o povo venezuelano - se Chavez deixar - que conteste.

bet's disse...

Olha, não acho que o prolema seja a Williams aceitar piloto pagante. Cada um com seus patrocínios e manter uma equipe de F1 não é nem um pc barato.
O rolê tenso é como já disseram ae: a venezuela na pindaíba e o chavez enfiando dinheiro na corrida. sem contar a incoerência de ser um país de "esquerda", dos comuna investindo pesado num esporte absurdamente capitalista, pórprio dessa sociedade de consumo de hj. mas aí tem toda a questão de pensar no esporte como um método de valorizar o nacionalismo e a identidade nacional, além de fzr uma propaganda pro resto do mundo.
não condeno o chácez por isso não. diversos governos usam o esporte com mais diversas intenções. o problema, pra mim, é a neutralidade e passividade do público. mas aí vão falar q eu enfio politica em tudo.

Humberto Corradi disse...

A implicância é porque é da Venezuela.

80 milhões de reais? Pra Fórmula 1? Numa equipe conhecida como a Williams? E ainda escalar o piloto?

Acho que a PDVSA se deu bem nessa...

Valeu

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo