sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

GP Séries Entrevista...Ingo Hoffmann

 
Pra comemorar 5 anos de blog, eu resolvi fazer algo especial. Quis buscar gente ligada ao automobilismo pra fazer uma série de entrevistas(que tentarei fazer dela mensal) e consegui o primeiro nome pra começar esse espaço com o pé direito. Ele, que mesmo dispensando apresentações as farei mesmo assim, só é campeão da Stock Car 12 vezes, 76 vitórias na categoria, 60 poles, em 30 temporadas. O piloto mais bem sucedido em categorias de turismo do Brasil, o alemão, Ingo Hoffman. Ingo, que foi muito solicito com o meu pedido, me concedeu essa entrevista por email. e chega de lero lero e vamos a ela:

GP Séries: Ingo, li em uma uma entrevista sua que você só pôde começar a correr aos 19 anos, pois seus pais não permitiam. Como eles lidaram com seu início de carreira? Chegou a participar de alguma prova escondido deles?
Ingo Hoffmann: Nunca corri escondido deles. Quando fiz minha primeira prova, avisei, e eles inclusive foram ao Autódromo no domingo da corrida. Naquele dia de noite em casa, quando viram minha empolgação, passaram a me apoiar totalmente.

GPS: Em 1975 você partiu para a F3 Inglesa e logo depois foi para F1, onde você correria simultaneamente com a F2. Mas sua primeira corrida foi em Buenos Aires Interlagos(obrigado pela correção, Ingo), com um F1, como foi sua preparação pra essa corrida?

IH: Eu cheguei muito cedo na F1, com muito pouca experiência. Minha preparação, foi o Campeonato Inlges de F3, em 1975, e dois dias de treino com o F1, que foi realizado em Silverstone no mes de Setembro. A corrida no Brasil foi no inicio de 1976, e somente voltei a pilotar o F1, nos treinos oficiais da corrida.



GPS: Você correu na F2 pra equipe do Ron Dennis, a Project four. Como era tê-lo como patrão?
IH: Naquela época ele não era o Ron Dennis que veio a ser. Mas sempre foi um cara mto organizado, e extremamente competitivo.

GPS: Em 1978 você ganhou uma prova de F2 na Argentina que tinha nomes como Clay Regazzoni e Jean Pierre Jarier. Essa foi sua ultima vitória em monopostos. Gostaria que você falasse um pouco de suas lembranças dessa prova.
IH: Foi uma prova mto marcante, pois eu sabia que era minha ultima corrida na F2, uma vez que eu tinha já me decidido a não voltar a correr na Europa, pela grande dificuldade de arrumar patrocinador, e também por ainda estar devendo dinheiro ao Ron. E também porque eu já não era mais piloto da Fittipaldi Copersucar. Depois da corrida, na segunda feira, no Vôo de Buenos Aires a São Paulo, eu disse para o Ron que não voltaria mais, e inclusive o dinheiro do prêmio pela vitória da prova, foi o que "fechou a conta" com ele!



GPS: Você fez uma decisão arriscada na época, de voltar ao Brasil depois de se cansar de buscar patrocínios. Você chegou a receber críticas negativas a respeito disso?
IH: Dá imprensa nunca recebi criticas. Mas alguns anos depois de ja ter me reestabelecido aqui na Stock, li uma entrevista, na quatro Rodas, de um piloto gaucho que tinha vencido o Camponato de Formula Ford, e estava indo correr na Europa. Quando lhe perguntaram o que faria se não tivesse sucesso, ele respondeu: Não sei, mas não volto a correr no Brasil, para ser mais um Ingo Hoffmann!!!!!!

GPS: É verdade que na sua estréia da Stock Car, você fingiu um problema mecânico pra abandonar a prova e não tomar volta dos líderes?
IH: Verdade! Meu carro era muito ruim em relação à todos outros. me classifiquei em ultimo no grid, à 1,5 segundos do penultimo!!!! Quando ia levar 1 volta parei, e disse que o carro tinha quebrado.

GPS: Após o título da Stock Car em 1980, você chegou a cogitar uma volta ou recebeu alguma proposta pra voltar aos monopostos ?
IH: Não! Este primeiro campeonato que ganhei em 1980, foi muito importante para mim, pois comecei a perceber que tinha possibilidades de continuar a correr no Brasil.



GPS: Você teve um período dominante na Stock Car, entre 89 e 94.A partir de 93 você se aventurou em outras provas como as 24 horas de Nuburgring, as 24 horas de Spa,1000 milhas brasileiras com o Piquet e o Ceccoto, porque você não seguiu a carreira pelas provas de Endurance?
IH: Eu bem que gostaria, mas muitas vezes no Automobilismo as coisas não são como nós queremos. Eu tive esta oportunidade, graças ao meu relacionamento com a BMW aqui no Brasil, mas os planos da equipe BMW que corria na Europa, eram outros, onde eu não me encaixava.

GPS: Pesquisando sobre sua carreira, vi que você tem uma vitória no campeonato checo de turismo em 1995. Como surgiu esse convite e como foi sua vitória em Brno?
IH: No ano de 1993, qdo a BMW no Brasil ainda era representada pelo grupo Regino, nós trouxemos esta equipe tcheca para participar das 1000 Milhas. Trouxemos 2 carros, sendo que o meu quebrou e o outro venceu a prova. Fiz amizade com o dono da equipe, e eles voltaram para o ano de 1994 para as 1000 Milhas novamente. Nesta oportunidade fui convidado à participar de uma etapa do Campeonato Tcheco, em um carro da equipe deles.

GPS: Na Stock Car você tem 76 vitórias, 60 poles,12 títulos e 30 anos correndo na categoria.Acha que é possível algum desses seus recordes serem batidos?
IH: Dificilmente, pois acho que ninguem vai ficar tanto tempo (30 anos) numa mesma categoria, como eu fiquei.

GPS: Qual foi a sensação de disputar um Rally tão difícil como o Rally dos sertões?Chegou a cogitar a correr no Rally Dakar?
IH: Eu sempre fui movido a desafios. Correr o Campeonato de Cross Coutry foi mais um desafio que eu queria encarar. Tive a grande felicidade de correr por 5 anos na equipe oficial da Mitsubishi, tendo participado de 5 Sertões. Quanto ao Dakar, nunca pensei. Acho muito improvavel.



GPS: Na sua despedida, você ganhou a réplica do seu Opala que lhe deu o título de 1980. Você dá umas voltinhas nele de vez em quando ou ele é seu troféuque não sai da garagem por nada?
IH: Na realidade o carro esta em um museu em Passo Fundo no RS.

GPS: Como andam os preparativos pra Mini Challenge em 2012?
IH: Creio que esta tudo caminhando muito bem. Na realidade eu não participo destas etapas preliminares. Minha participação é somente nas pistas, orientando e ajudando que precisar de alguma opinião ou conselho.

GPS: Você acompanha F1 regularmente?Se não, tem alguma categoria que você acompanhe sempre que pode?
IH: Hoje em dia não acompanho nenhuma categoria regularmente.

GPS: Nem todos conhecem, mas você tem um Instituto com seu nome, que você diz em seu site que é sua maior vitória. Fale um pouco sobre ele.
IH: De fato, o Instituto Ingo Hoffmann, considero minha maior vitória, pois trata-se de uma casa de apoio para Crianças com Câncer. Eu utilizo todo meu relacionamento e a credibilidade que conquistei nestes anos todos dentro do Autmobilismo, para arrecadar fundo para manter o Instituto funcionando.





GPS: Encerrando: Li que você é fã de Rock(nem sei se procede...rs). Quais são suas bandas preferidas?
IH: Sou um cara bem eclético, gosto muito de musica em geral! Menos Funk, Axé...rsrsr


Quero agradecer ao Ingo por ter sido tão solícito comigo. E como disse, espero fazer dessas entrevistas mensais(espero conseguir). Quem será o proximo entrevistado? nem mesmo eu sei! qual o piloto que responderá meu humilde convite? Vamos aguardar pra saber quem será o entrevistado de fevereiro. Valeu pessoal!

9 comentários:

Humberto Corradi disse...

Marcos

Parabéns pela iniciativa!

Sempre bom ler algo mais sobre o Ingo.

Valeu

Verde disse...

Excelente entrevista! Essa dele abandonar sua primeira corrida na Stock de propósito é nova para mim, hehehehe.

Renan disse...

Parabéns pela entrevista, Marcão!
Será espetacular se você conseguir entrevistar alguém ligado ao automobilismo todo mês!

Abraço!

Rubem Gonzalez Filho disse...

boa entrevista,grande ingo,para mim é um dos poucos pilotos não fracassados que correram na stock,hehe

Anônimo disse...

Boa entrevista, parabéns!

Sugestão: entrevista o Bourdais!!!!!

Renan disse...

Marcão, aqui vai a minha sugestão para a próxima entrevista:
RUBENS BARRICHELLO!

O que você acha?

speed.king.thrasher disse...

Opa! Bacana a iniciativa. Muito bom conhecer mais de gente do automobilismo nacional. Confesso que minha "formação" aí é bem limitada.

ABS!!

Marcelonso disse...

Marcão,

Muito legal a entrevista. Ingo confirma a imagem de boa praça...

Fico muito contente com o crescimento do blog, você merece.

grande abraço

Fábio Andrade disse...

CA-RA-LHO, Marcão!

Veeeelho, meus parabéns, uma puta duma iniciativa.

Maneiro o papo com o Ingo, o cara não correu de nenhuma pergunta.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo