quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entrevista: Bruno Senna

 

 
Q: Agora que você foi confirmado como piloto da Williams, que são os seus pensamentos para 2012?
BS: Eu estou muito feliz por fazer parte de uma equipe com uma herança fantástica. Estou muito orgulhoso de que Williams tenha me escolhido para correr no que será um ano importante para eles. Todo mundo está extremamente motivado para 2012 e é ótimo fazer parte dessa motivação. É verdade que eles não tiveram a melhor temporada no ano passado, mas é claro que a equipe está em um novo caminho e todos estão a trabalhar em conjunto para garantir que este ano será melhor. Eu realmente espero demonstrar o que eu posso fazer, não só para a equipe, mas por mim mesmo. Vai ser interessante ver o que podemos alcançar juntos.


Q: Quais são seus objetivos para a temporada 2012?
BS: É difícil definir objetivos antes do início da temporada, mas tenho a intenção de acelerar o carro 100% no limite para obter o desempenho máximo que podemos a ter partir disso.

Q: Quais são seus pensamentos sobre o motor Renault de ter corrido com ele na temporada passada e o que você acha que Renault pode trazer para a Williams em 2012?
BS: Depois de algumas corridas com o motor Renault em 2011, eu aprendi muita coisa sobre ele. É uma unidade muito boa, com boa dirigibilidade, que é outro passo positivo para a equipe. Como um piloto, você precisa ter todas as armas disponíveis para você operando em sua ótima para colocar em tempos competitivos durante toda a corrida. Tenho certeza que podemos desenvolver o carro ainda mais com o motor Renault e vai ser interessante para mim ser capaz de dar o feedback para equipe e poder aplicar minhas experiências anteriores.

Q: O que você acha do seu novo companheiro de equipe, Pastor Maldonado?
BS: Pastor é um grande piloto. Eu corri contra ele na GP2 e sempre me dei bem com ele. Ele foi um adversário muito duro no passado e ele vai ser ainda mais difícil agora, estamos ambos no mesmo carro. Certamente estaremos tentando vencer um ao outro, mas como companheiros de equipe, vamos trabalhar juntos para mover a equipe para frente.

Q: Você pode falar conosco o porque de ter vindo a trabalhar na fábrica já há algum tempo?
BS: Eu estive na fábrica da Williams em Grove, tanto antes como depois do Natal realmente colocando alguns dados meus no simulador, na pista e no ginásio. Também fizemos alguns trabalhos de avaliação sobre pistas (mas não em um carro de F1). O objetivo principal foi para a equipe para avaliar-me e entender como tirar o melhor de mim como piloto. Mas é também muito útil para mim, pois me familiarizar com todas as coisas processuais, tais como aprender o layout do volante antes de eu entrar no carro. Quando começar a testar eu não terei que pensar sobre isso, então eu vou ser capaz de entrar e conduzir o FW34.



Q: Então você teve uma oportunidade de trabalhar com seus engenheiros de novo?
BS: Acho que já começou muito bem e agora estou ansioso para trabalhar mais com eles durante a temporada. A relação entre um piloto e engenheiro é algo que poucas pessoas podem entender. Você precisa de respeito mútuo, para entender bem um ao outro e saber como trabalhar juntos a fim de realmente gel desde o início. Essa relação e a continuidade pode fazer tanta diferença para o seu desempenho global.

Q: Quando começou sua carreira no automobilismo?
BS: Eu era um fã de automobilismo desde pequeno e, claro, tem havido uma grande influência do meu tio, mas desde que eu sentei em um kart pela primeira vez, eu nunca quis fazer outra coisa. Eu sou muito privilegiado por ser capaz de fazer o que eu amo, correr na Fórmula Um sempre foi meu sonho.

Q: Você foi uma vez citado como tendo dito que, dada a oportunidade de conduzir qualquer lendário carro de Fórmula Um do passado, você poderia escolher a Williams de suspensão ativa de 1993. Quão importante é para você agora ser uma parte de uma equipe com tal herança automobilismo?
BS: A equipe tem uma história surpreendente e andando em volta do museu só me faz babar! Tenho visto muitos destes carros na pista e sempre me perguntei como seria a sensação de realmente correr com eles. Eu nunca estive em um, então eu acho que seria bom para começar a correr com eles em Goodwood, só para ter uma idéia!

Q: Você tem um apoio considerável do Brasil, você pode nos dizer sobre isso?
BS: Eu sinto muito orgulho de ser brasileiro no momento. Sabendo que tenho um grande apoio por trás de mim, as pessoas que estão lá desde o início, me dá um sentimento tão grande. Conhecendo as pessoas têm me escolhido dar sua torcida me dá ainda mais motivação para criar boas lembranças para eles.

Q: O seu tio, Ayrton, correu pela Williams. Quão significativo é para você se juntar a equipe?
BS: Vai ser muito interessante de dirigir por uma equipe que meu tio correu. Muito poucos que trabalharam com Ayrton estão aqui e eu estou feliz que eles já estão me dando a chance de provar o que posso fazer aqui. Espero que possamos trazer de volta algumas memórias boas e criar alguns novos grandes momentos também.


Q: Frante ao ano que vai se iniciar, O que você espera de realizações nesse ano?
BS: Eu espero que até o final de 2012 podemos dizer que estraímos 100% do desempenho do FW34 Williams-Renault. Essa é a coisa mais importante. Eu só quero tirar o máximo possível do carro e aproveitar ao máximo esta oportunidade. É um ano tão importante para a equipe quanto pra mim e como ele vai ajudar a moldar o meu futuro. Espero que o meu futuro será longo e bem sucedido, e tudo começa aqui.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Parece que ele tem consciencia de que vai ter um ano duro pela frente.

Agora, a parte que diz que vai empurrar o carro 100porcento me pareceu piada pronta.

Marcos Antonio disse...

ih, groo foi erro meu, o pushing na frase era no sentido de acelerar, foi malz, já corrigi. maldito curso de inglês por correspondência! =P

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo