As contratações mais brochantes da F1 parte I
Vamos a mais uma listinha não muito usual nos blogs/sites da vida, mas que com certeza alguém já pensou: qual foram as contratações que todos pensaram que iam fazer história pelo nome do piloto e/ou da equipe, mas na hora, aquele vexame...Vamos sem ordem de relevância e sim a cronológica a partir do anos 70, e ela ficou tão grande que vou dividir em duas partes, a primeira agora!
Nikki Lauda na Brabham - Foi contratado por um salário astronômico na época um milhão de dólares, mas sua atuação para retornar a Brabham aos títulos foi pífio, com duas vitórias, uma pole e quatro voltas rápidas. No GP do Canadá de 1979, resolveu se retirar imediatamente e ir pra Austria cuidar de sua companhia aérea,deixando o Bernie Ecclestone, dono da Brabham na época, menos rico...
Alain Prost na Renault - Quando Prost foi contratado pela Renault em 1981, ele era uma jovem revelação francesa, e o sonho da Renault era ter uma campeão francês na equipe francesa. Rene Arnoux que não gostou muito disso e resolveu engrossar o caldo pro narigudinho. Não adiantou muito. Prost não foi ruim,mas só conseguiu disputar realmente o título em 1983,mas acabou sendo derrotado por Nelson Piquet. A Renault se cansou de esperar pelo o despertar do piloto francês e o mandou passear. Na McLaren. O resto da história....
Jacques Laffite na Williams - Inicialmente o Francês viria para dirigir o carro de seis rodas, mas ele foi barrado pela FISA na época. Então sobrou pra ele um carro normal,mas devido as suas sempre boas atuações com a Ligier, esperava-se que fosse um companheiro do nível de Keke Rosberg. Mas não foi nada bem. mesmo sem um carro vencedor, Keke Rosberg fez excelentes resultados contra poucos do francês que acabou sumariamente dispensado no final de 84, voltando pra sua querida Ligier...
Stefan Johansson na Ferrari - Esse foi sempre um dos grandes mistérios da F1, ou o caso de melhor empresário da F1! Ele que só tinha corrido na Shadow, na Spriit, Toleman, de repente foi catapultado a Ferrari, no Lugar do manetão do Arnoux. dizia-se que era uma grande revelação sueca, que traria os títulos que faltou ao povo sueco com Peterson, blablablá. Em 1985 ele ficou apenas em sétimo enquanto seu companheiro de equipe Alboreto foi vice e em 86 foi quinto colocado, mas nada que impressionasse os exigentes tifosi e ele acabou indo pra outra equipe. Outra equipe grande!
Stefan Johansson na McLaren - Sabe-se lá como, Johansson conseguiu outra boca em uma dos cockptis desejadíssimos da F1, na McLaren, Mas assim como seu ano na Ferrari, na Mclaren seu maior feito foi ter atropelado um cervo na Austria. Terminou em sexto no campeonato e ai finalmente, foi para uma equipe mais condizente com seu talento, a Ligier...
Nélson Piquet na Lotus - Com Senna indo pra McLaren, a Lotus foi buscar o insatisfeito Nelson Piquet que mesmo campeão na Williams resolveu mudar de equipe por causa da sua birra com Patrick Head e Nigel Mansell. a Lotus pagou uma dinheirama para tê-lo com ajuda da Honda que admirava e muito o trabalho de Piquet, o quis pra levar a Lotus de volta aos títulos. Bem, Ducarrouge acabou fazendo uma bosta de carro e Piquet, já não tinha aquela gana e talento pra acertar o carro, até porque as Mclarens estavam impossíveis em 1988, o sexto lugar ficou de bom tamanho. em 1989, outro carro ruim e um Piquet desanimado em oitavo no campeonato. Depois ele saiu pra Benneton e teve um final de carreira mais digno.
Nigel Mansell na Ferrari - Ele foi pra Ferrari em 1989 por sua garra e gana, que tinham conquistado os ingleses. Os tifosis mais empolgados chegaram a imaginar um piloto que pudesse ser tão valente como Gilles Villeneuve.Ele até começou bem, Vencendo no Brasil, mas depois caiu um pouco de ritmo, sua Ferrari ainda não era aquela Brastemp toda e só teve mais uma vitória em Hungaroring. Em 1990, com a vinda de Prost, as coisas pioraram, pois o Francês queria toda a atenção para si e deixa o inglês chupando dedo ai foi apenas uma vitória e o anuncio que Mansell se aposentaria ao final da temporada de 1990. Só que Frank Williams tinha planos pra ele e resto da história todos sabem...
Alain Prost na Ferrari - Outro que foi contratado pra acabar com o jejum de títulos do ferraristas o agora tricampeão francês, que até no primero ano na equipe em 90, foi bem, mas levou uma bordoada do Senna em Suzuka e ficou sem o título. Mas em 1991, foi triste. Enquanto a Williams e McLaren se degladiaram pelo o título e Prost fez uma pífia temporada com seu melhor momento foi rodar na volta de apresentação em Imola. Antes da última corrida em Adelaide, Prost espinafrou meio mundo da Ferrari e foi demitido, Morbidelli correu em Adelaide e depois a Ferrari contratou outra esperança italiana...
Ivan Capelli na Ferrari - O Italiano Capelli virou uma esperança do título que não vinha desde Ascari ( E até agora não veio!) agora teria uma chance com Capelli, que vinha de ótimas atuações com a March/Leyton House e agora teria uma grande chance de mostrar seu talento em uma grande equipe. Pois bem 1992 foi ano que pode ser esquecido por Capelli, por que ele foi tão bem, tão bem, que foi demitido ao final da temporada, após três pontos, míseros três pontos! uma atuação inesquecível pra um brasileiro, que de tão fã fez até um blog usando como pseudonimo Ivan Capelli!
Michael Andretti na McLaren - E com a ida de Nigel Mansell à Newman Haas, a F1 resolveu dar o troco e pegou o campeão da Indy em 1991 Michael Andretti pra correr na F1. A esperança era grande afinal o sobrenome Andretti foi campeão mundial em 78, com o Mario, Pai de Michael. Mas atuações foram tão ridículas, com batidas incríveis, e outras coisas lerdas enquanto Senna tirava leite de pedra da McLaren, que nem mesmo cm sua melhor atuação em Monza, com um pódio, foi suficiente pra ele ser limado antes do final da temporada! Em seu lugar estreou na McLaren um finlandês, um tal de Mika Hakknen...
No outro final de semana a segunda parte!
Anos 70
Nikki Lauda na Brabham - Foi contratado por um salário astronômico na época um milhão de dólares, mas sua atuação para retornar a Brabham aos títulos foi pífio, com duas vitórias, uma pole e quatro voltas rápidas. No GP do Canadá de 1979, resolveu se retirar imediatamente e ir pra Austria cuidar de sua companhia aérea,deixando o Bernie Ecclestone, dono da Brabham na época, menos rico...
Anos 80
Alain Prost na Renault - Quando Prost foi contratado pela Renault em 1981, ele era uma jovem revelação francesa, e o sonho da Renault era ter uma campeão francês na equipe francesa. Rene Arnoux que não gostou muito disso e resolveu engrossar o caldo pro narigudinho. Não adiantou muito. Prost não foi ruim,mas só conseguiu disputar realmente o título em 1983,mas acabou sendo derrotado por Nelson Piquet. A Renault se cansou de esperar pelo o despertar do piloto francês e o mandou passear. Na McLaren. O resto da história....
Jacques Laffite na Williams - Inicialmente o Francês viria para dirigir o carro de seis rodas, mas ele foi barrado pela FISA na época. Então sobrou pra ele um carro normal,mas devido as suas sempre boas atuações com a Ligier, esperava-se que fosse um companheiro do nível de Keke Rosberg. Mas não foi nada bem. mesmo sem um carro vencedor, Keke Rosberg fez excelentes resultados contra poucos do francês que acabou sumariamente dispensado no final de 84, voltando pra sua querida Ligier...
Stefan Johansson na Ferrari - Esse foi sempre um dos grandes mistérios da F1, ou o caso de melhor empresário da F1! Ele que só tinha corrido na Shadow, na Spriit, Toleman, de repente foi catapultado a Ferrari, no Lugar do manetão do Arnoux. dizia-se que era uma grande revelação sueca, que traria os títulos que faltou ao povo sueco com Peterson, blablablá. Em 1985 ele ficou apenas em sétimo enquanto seu companheiro de equipe Alboreto foi vice e em 86 foi quinto colocado, mas nada que impressionasse os exigentes tifosi e ele acabou indo pra outra equipe. Outra equipe grande!
Stefan Johansson na McLaren - Sabe-se lá como, Johansson conseguiu outra boca em uma dos cockptis desejadíssimos da F1, na McLaren, Mas assim como seu ano na Ferrari, na Mclaren seu maior feito foi ter atropelado um cervo na Austria. Terminou em sexto no campeonato e ai finalmente, foi para uma equipe mais condizente com seu talento, a Ligier...
Nélson Piquet na Lotus - Com Senna indo pra McLaren, a Lotus foi buscar o insatisfeito Nelson Piquet que mesmo campeão na Williams resolveu mudar de equipe por causa da sua birra com Patrick Head e Nigel Mansell. a Lotus pagou uma dinheirama para tê-lo com ajuda da Honda que admirava e muito o trabalho de Piquet, o quis pra levar a Lotus de volta aos títulos. Bem, Ducarrouge acabou fazendo uma bosta de carro e Piquet, já não tinha aquela gana e talento pra acertar o carro, até porque as Mclarens estavam impossíveis em 1988, o sexto lugar ficou de bom tamanho. em 1989, outro carro ruim e um Piquet desanimado em oitavo no campeonato. Depois ele saiu pra Benneton e teve um final de carreira mais digno.
Nigel Mansell na Ferrari - Ele foi pra Ferrari em 1989 por sua garra e gana, que tinham conquistado os ingleses. Os tifosis mais empolgados chegaram a imaginar um piloto que pudesse ser tão valente como Gilles Villeneuve.Ele até começou bem, Vencendo no Brasil, mas depois caiu um pouco de ritmo, sua Ferrari ainda não era aquela Brastemp toda e só teve mais uma vitória em Hungaroring. Em 1990, com a vinda de Prost, as coisas pioraram, pois o Francês queria toda a atenção para si e deixa o inglês chupando dedo ai foi apenas uma vitória e o anuncio que Mansell se aposentaria ao final da temporada de 1990. Só que Frank Williams tinha planos pra ele e resto da história todos sabem...
Anos 90
Alain Prost na Ferrari - Outro que foi contratado pra acabar com o jejum de títulos do ferraristas o agora tricampeão francês, que até no primero ano na equipe em 90, foi bem, mas levou uma bordoada do Senna em Suzuka e ficou sem o título. Mas em 1991, foi triste. Enquanto a Williams e McLaren se degladiaram pelo o título e Prost fez uma pífia temporada com seu melhor momento foi rodar na volta de apresentação em Imola. Antes da última corrida em Adelaide, Prost espinafrou meio mundo da Ferrari e foi demitido, Morbidelli correu em Adelaide e depois a Ferrari contratou outra esperança italiana...
Ivan Capelli na Ferrari - O Italiano Capelli virou uma esperança do título que não vinha desde Ascari ( E até agora não veio!) agora teria uma chance com Capelli, que vinha de ótimas atuações com a March/Leyton House e agora teria uma grande chance de mostrar seu talento em uma grande equipe. Pois bem 1992 foi ano que pode ser esquecido por Capelli, por que ele foi tão bem, tão bem, que foi demitido ao final da temporada, após três pontos, míseros três pontos! uma atuação inesquecível pra um brasileiro, que de tão fã fez até um blog usando como pseudonimo Ivan Capelli!
Michael Andretti na McLaren - E com a ida de Nigel Mansell à Newman Haas, a F1 resolveu dar o troco e pegou o campeão da Indy em 1991 Michael Andretti pra correr na F1. A esperança era grande afinal o sobrenome Andretti foi campeão mundial em 78, com o Mario, Pai de Michael. Mas atuações foram tão ridículas, com batidas incríveis, e outras coisas lerdas enquanto Senna tirava leite de pedra da McLaren, que nem mesmo cm sua melhor atuação em Monza, com um pódio, foi suficiente pra ele ser limado antes do final da temporada! Em seu lugar estreou na McLaren um finlandês, um tal de Mika Hakknen...
No outro final de semana a segunda parte!
1 comentários:
Acho que a mais frustrante de todas foi o Andretti, como foi mal o homem.
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