O que você KERS? Elétrico ou mecânico?
Com os testes em Barcelona,as equipes mostraram seus modelos híbridos pra 2009,equipados com o KERS.Mas todos já sabem o que é o KERS?Marcos Antônio está bonzinho e explica:
Inicialmente, a sigla KERS significa, traduzida, Sistema de Recuperação de Energia Cinética, ou seja, a tecnologia capta a energia que seria desperdiçada no momento da desaceleração do carro e, em seguida, a reutiliza.Max Mosley prevê que até 2013 todos os carros da F1 serão híbridos.é uma medida que F1 faz pra tentar mostrar que é uma categoria pró meio ambiente.segundo alguns sites e fóruns que eu pesquisei,as regras impostas pela FIA o sistema poderá acumular 400 kj por volta. O suficiente para um acréscimo de 80hp por 6 a 7s. O sistema de acumulação deve estar ligado as rodas traseiras.o KERS é basicamente feito por dois tipos:o elétrico e o Mecânico.
KERS Elétrico:
A princípio a maioria das equipes trabalham com soluções elétricas. Um gerador é acoplado ao sistema de transmissão que no momento da frenagem acumula energia em uma bateria e essa aciona um motor elétrico também acoplado ao sistema de transmissão ao comando do piloto. São 80 cavalos a mais em um motor que não chega a 800 cavalos, ou seja, mais de 10% de ganho em quase 7 segundos. Como na maioria dos circuitos atuais o tempo de volta varia em torno de 70 a 80 segundos podemos dizer que são 10% também do tempo. Ou seja, o ganho é significativo. O problema é que esse sistema é pesado, principalmente as baterias e na f1 é mais. Mais peso, mais lento.
KERS Mecânico:
Esse sistema acima seria um F1 a pilha, só que também existe uma solução a fricção. Engenheiros ingleses desenvolveram um dispositivo que acumula energia cinética em um volante que gira numa câmara a vácuo, apelidado de Flybrid. O volante em forma de disco é acoplado a um câmbio CVT (Continuously Variable Transmission/Transmissão Continuamente Variável) que e acoplado ao sistema de transmissão. Quando as rodas freiam o CVT é acionado fazendo girar o volante a até 100.000 rpms. Ao comando do piloto o câmbio CVT é acoplado ao sistema de transmissão transferindo o movimento do volante para as rodas. É igual o funcionamento do carrinho de fricção. Os desenvolvedores dizem que o aproveitamento de energia é de 70% contra 40% do sistema elétrico que tem que transformar movimento em eletricidade e depois eletricidade em movimento, perdendo eficiência, no sistema Fybrid a energia é acumulada em forma de movimento e não requer conversão e o sistema inteiro é muito mais leve.
Agora,o mais importante,quais equipes já definiram seu KERS:
Mecânico
Williams - uma das primeiras a definir seu KERS,contratou uma empresa(AHP) que desenvolve sistemas mecânicos.E como em 1993 teve um projeto de câmbio CVT,teve facilidade em adapatar o sistema.A FIA embarreirou o sitema na época,será que agora eles liberaram?
McLaren - Equipe fez testes para medir o nível de vibração do sistema mecânico,Em 1999 a equipe inglesa havia desenvolvido um KERS com 45 hp, o mesmo foi banido pela FIA.Agora foi só reativam o projeto.
Edit: Segundo o Henry,a McLaren usará um esquem híbrido:mecânico + elétrico.
Force India - Vai herdar o sistema da McLaren de lambuja.
Elétrico
BMW - Teve até mecânico que levou choque!Também está em uma boa fase de desenvolvimento.
Honda - Wurz mencionou baterias durante uma entrevista,embora não há nenhuma aviso de high voltage na carroceria da equipe.
Renault - Seu KERS será elétrico em parceria com a Red Bull pra conter custos,já que usam o mesmo motor.
Red Bull - Seu KERS será elétrico em parceria com a Renault pra conter custos,já que usam o mesmo motor.
Toyota - A Toyota já vende carros com um sistema de KERS elétrico e já usou em competições com o Supra HV-R.Edit 2: Só ficará pronto no meio de 2009 o seu KERS,segundo a Toyota
Ferrari - Talvez a equipe mais atrasada no KERS.Seu primeiro modelo híbrido teve que ser destruído de tão problemático.Agora não se sabe a quantas anda o seu projeto de KERS elétrico
Nenhum dos dois
Toro Rosso: A Red Bull vai se desligar da equipe no final de 2009 e por isso não cederá seu KERS a eles.Por não ter grana no momento pra desenvolver um,das duas uma:Ou eles compram de alguma equipe ou andam sem o KERS, já que o mesmo não é obrigatório.
Concluindo:
embora o Mecânico pareça mais prático,o KERS elétrico foi eleito por boa parte das equipes.Algumas pergunta sainda pairam no ar,como por exemplo,como eles vão distribuir o peso,já que um F1 não pode pesar mais do 605 Kg? Pilotos mais magros farão realmente a diferença?Vamos esperar por mais testes e ver que bicho que vai dar...
Agradecimentos a Henry pela idéia do post e pelas as fontes.Aliás ele já postou sobre isso,eu só juntei as partes.
Fontes:
http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=1343
http://www.autoracing.com.br/forum/index.php?showtopic=48798
http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=370411
4 comentários:
Vou te falar,,, eu não kers esta porcaria nos carros.
Quanto menos destas jostas melhor.
foi o texto mais elaborado até agora que vi a esse respeito
Parabens Marcão
E, olhando pra trás, dá dó de pensar o tanto que a Williams desenvolveu de tecnologia e perdeu
Marcos,
Excelente cobertura!!!...sim muita coisa vem por aí...
Nao ha duvida , ser magrinho ainda ajuda na F1...e seguirá assim!!!
Abraço!!
Marcão,
Ficou excelente o texto.
A Ferrari está com problemas no KERS, mas os está enfrentando, tanto que foi uma das 3 (BMW, McLaren e Ferrari) que 'deu a cara pra bater' em Montmeló. A TOYOTA já confessou que só deve estar com um carro pronto no meio do ano de 2009.
Mestre Carsughi falou que o sistema pode ser elétrico, mecânico ou híbrido:
http://henrychannel.blogspot.com/2008/11/se-voc-kers-saber.html
Parece que a McLaren usa um modelo híbrido (THE BEST OF BOTH WORLDS: elétrico+mecânico).
Amigos, a insistência no tema KERS é em razão do impacto no desempenho dos modelos 2009. É um divisor de águas.
1abraço a todos,
Henry
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