quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Williams 35 anos -Capítulo I

*Em 2013 a equipe Williams fará 35 anos, eu resolvi reescrever o especial que fiz em 2008 homenageando os 30 anos de história da equipe Williams. Sempre às quintas e domingos no blog vocês verão um capítulo dessa história emocionante o último dos garagistas. E vamos começar antes do início, vamos falar sobre as tentativas frustradas de montar uma equipe de F1 de Frank Williams, até 1978, a primeira temporada oficial da Williams que conhecemos hoje. Eu fiz tudo sozinho colhi os dados e fatos pela internet, mas se tiver algum erro, só me notificar. Espero que gostem do especial.


Frank Williams Racing Cars - o início




Filho de um oficial da Royal Air Force e de uma professora, Francis Owen Garbatt Williams nasceu em 16 de Abril de 1942, em Jarrow perto de Newcastle, na Inglaterra. Seus pais se divorciaram cedo e Frank foi criado pelos seus tios, passando parte de sua infância em um internato na Escócia. No final dos anos 50, Um amigo emprestou-lhe um Jaguar XK150. Assim iniciou-se um amor à primeira vista, definiria os objetivos de sua vida, um amor que perdura até hoje.

Piers Courage e Frank Williams, grandes amigos

Comprou um Austin A40 graças ao dinheiro do seu trabalho como caixeiro viajante e começou a disputar provas de turismo. Com isso conheceu pilotos como Jonathan Williams, Charlie Crichton-Stuart e Piers Courage, que se tornariam grandes amigos de Frank.Em 1963 se mudou para Londres, dividindo um apartamento com eles. Disputou algumas corridas na F3, mas sem conseguir mais recursos, Frank vira mecânico de Jonhatan Williams na categoria. Ainda tentou por mais de uma vez continuar sua carreira na F3, conciliando os trabalhos de mecânico e piloto, (chegou até a conseguir uma única vitória em Knutsdorp, Suécia), mas no final de 1966 ele resolve se aposentar das corridas, e cria sua empresa de vendas de peças e carros antigos, a Frank Williams Racing Cars, com instalações em Slough. Essa empresa nada mais era que um embrião para seu projeto mais ambicioso: Ter sua própria equipe para chegar a F1, sonho que não conseguiu como piloto.

Courage em Montjuich Park.

Em Outubro de 1967, Frank consegue um carro para a estréia da equipe, Com Piers Courage, piloto amigo de Frank e herdeiro de um magnata das cervejas, na F2. Era uma Brabham BT21(alugado) em Brand Hatch. Em 1968, enquanto Piers Courage corria de F2, Frank Williams compra três carros de F3 para a disputa do campeonato. Richard Burton, Tony Trimmer e Tetsu Ikuzawa correram pela a equipe conseguindo bons resultados. Frank via já era a hora de se aventurar em uma categoria considerada a top de linha, e era o seu grande sonho. Com a ajuda de seu amigo Courage, seu amigo e já com experiência em F1(seu primeiro GP foi em Nurburgring 1966) e uma grana boa, já que era herdeiro da cerveja Courage, Frank compra um Brabham 26A e decide correr uma etapa de F1, em quatro de Maio de 1969, em Montjuich Park. Isso irritou muito Jack Brabham, afinal, Frank Williams disse que estaria comprando o carro para correr na Tasman series e na F5000 americana.


Courage em Silverstone 1969.

3 comentários:

Raúl disse...

espero que williams consiga unos pocos puntos mas para los constructores si no pronto sera como el equipo desaparecido ya Jaguar se retiraran si siguen este paso

Felipão disse...

Acompanharei atentamente, tanto aqui quanto no Fove.

E acabei te premiando... Aparece lá no blog...

Abração...

Anônimo disse...

Legal a iniciativa de contar a história da lendária equipe Willians, vou acompanhar sempre que puder.

E eu tb te indiquei pro prêmio..rs
Só conferir no meu blog.

Até mais.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo