quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

31 anos da greve de Kyalami (sim, são as fotos do pilotos no Hotel)



Imagine a seguinte cena: Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen, entre outros pilotos do grid atual da F1, fazendo greve em um hotel, não querendo correr! Se hoje a cena é inimaginável, ela aconteceu na F1, mais precisamente em 1982. O GP Da África do Sul, seria abertura da temporada, mas rolou a seguinte treta, que contarei de forma reduzida:

A FISA(Atual FIA) tinha decidido estipular uma superlicença, mas nessa regra tinha um detalhezinho que os pilotos não poderiam negociar livremente seus contratos,o piloto  seria tratado como um bem da equipe, uma mercadoria que pudesse ser trocada quando bem entendesse. Niki Lauda, que voltaria a categoria em 1982, foi o que reparou nisso e logo contatou Didier Pironi, presidente da GPDA na época, para intermediar a situação. Como a FISA, a FOCA e a GPDA não se entenderam até o primeiro GP do ano, em Kyalami, Pironi e Lauda foram diretos. Na quarta feira, eles alugaram um ônibus e foram buscando todos os pilotos do grid e levaram para um hotel no subúrbio,onde fariam uma reunião de emergência da GPDA. Os pilotos mais novos tiveram medo de ir, mas os mais velhos convenceram a todos a irem. Apenas Jochen Mass não compareceu a reunião. todos ficaram trancados na sala de conferência do hotel e só sairiam de lá se essa regra da superlicença fosse retirada.

Pironi negociou com Balestre e Ecclestone sobre essa situação. FISA e FOCA ameaçaram banir os pilotos permanentemente se eles não corressem. Os organizadores do GP Sul-africano ameaçavam confiscar os carros da F1 para cobrir o prejuízo de não ter uma corrida.A Corrida chegou a ser adiada por uma semana para que as equipes arrumassem outros pilotos para correr no lugar do grevistas.

E enquanto isso, os pilotos estavam todos juntos na sala de conferências, em meio a colchonetes, pois se dormissem separados, poderiam ser coagidos a correrem pelo seus chefes de equipe, e  o que eu quero comentar é isso, as fotos dos pilotos dormindo juntinhos, juntinhos. Imagina o  Alain Prost dormindo com o Gilles Villeneuve, o Piquet com o Reutemann e o Lauda com o Patrese(não sei como ele não teve pesadelos)? Aí vão as fotos desse evento:

A Galera reunida na greve, a luta continua!

 Essa foto ficou muito estranha pro Piquet e pro Reutemman! o Argentino estava ajeitando o "lole" dele pra quê,hein? hahahahaha

 Mais um momento amoroso entre Lauda e Patrese. Patrese dormiu agarradinho com o Lauda, que é a mesma coisa que dormir de conchinha com o Freddy Krugger.

 Acho que tem alguém puto nessa foto querendo dormir...

 Pironi como presidente e porta voz e  Gilles Villeneuve usando o short masculino clássico dos anos 80, aquele que só escondia a bunda. Pergunte ao seu pai ou ao seu tio, ele teve vários nessa época.


 Mais uma foto de Lauda e Patrese, com Prost e Villeneuve dormindo juntos e Bruno Giacomelli de vela...

E Essa talvez seja a foto clássica do evento. Detalhe pro Villeneuve parado com as pernas tortas, ao estilo Garrincha.


Final da história: Teo Fabi arregou e foi correr na quinta( treinos livres, a corrida seria sábado), mas depois, faltando pouco para a classificação, a FISA e FOCA cederam, os pilotos correram com a garantia de não serem suspensos. Prost venceu, eles foram multados e suspensos, mas depois de apelarem a pena foi diminuída e a alteração na superlicença foi feita.


Será que existe mais fotos comprometedoras do que essas?


OBS: 1982, a temporada mais louca da história da F1.


Fotos: GP total e F1nostalgia

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo