segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Uma tragédia evitável

Nem quero imaginar o que o Sutil viu naquela hora. Espero que ele consiga dizer um dia



Todos os fãs da F1 ainda estão esperando por boas notícias de Jules Bianchi. o último boletim médico é que seu quadro ainda é muito grave, porém estável. E notícias extra-oficiais dizem que ele agora esta respirando com a ajuda de aparelhos. um mau sinal, assim como o seu boletim, que lembra muito os boletins de quando Michael Schumacher se acidentou no início do ano, algo que até agora não se recuperou plenamente. Mas o que eu quero falar aqui é sobre o vídeo que um espectador postou hoje, que mostrou com clareza a batida de Jules Bianchi no trator. As imagens mostram que o acidente foi fortíssimo, e alguns pontos mostram que a direção de prova teve total desleixo com a segurança. E isso já tinha acontecido outras vezes nos últimos anos, mas a sorte a ajudou. Dessa vez a sorte sumiu. Pra quem ainda não viu, veja logo pois ele será apagado jajá, mais uma vez:


Antes de mais nada, só tenho a lamentar a FOM estar como uma desesperada apagando todos os vídeos que surgem sobre o acidente. O que será que eles querem esconder com isso? Isso não é violação aos seus direitos, afinal, o cara é fã deF1 e pode filma o que quiser. E isso o fez pegar o acidente. A FOM deveria divulgar a imagem onboard do Bianchi pra tentarmos entender o que aconteceu, se foi realmente uma aquaplanagem. E nisso a FOM deixa muito a desejar com esse silêncio todo para não mostrar imagens do acidente, apagando todas que surgem

ai está o infográfico com os postos dos fiscais. Talvez se tivesse uma amarela no Posto 10. bianchi estava com os pneus intermediários, a chuva tinha piorado, e na hora de frear, ele aquaplanou

Uma questão que me intrigou ao ver o vídeo foi uns 10 segundos antes da batida, o fiscal do local balançando a bandeira verde. Mas isso é um procedimento padrão, e a bandeira verde era pra avisar que a partir daquele ponto, o piloto poderia acelerar. não está no vídeo que bandeira o fiscal estava tremulando, mas segundo o motorsport, era bandeira amarela, que só estava naquele local.. O principal erro foi da direção de prova, que deixou a corrida, que estava em condições temerárias, seguir. E Bianchi teve a sorte de bater lateralmente, que amenizou a pancada. Se  a batida fosse frontal, ele tinha morrido na hora, e na pior das hipóteses,de uma maneira muito mais trágica, decapitado como Cevert. O que ainda não se sabe é se Bianchi bateu com a cabeça no trator, não pra ver. mas nas fotos, a cabeça dele não estava tombada, e a viseira só está aberta porque o médico a levantou. Acho que o pior foi a desaceleração brusca, pois segundo a telemetria da Marussia, ele estava a 203 Km/H e a força G do impacto provavelmente foi de 50G,o que é um impacto fortíssimo.

O que parece é que a FIA tem problemas sérios quando tem um acidente nas voltas finais de um GP. Eles esquecem todos os procedimentos de segurança, tudo para não atrapalhar o rumo da corrida. quem lembra no GP da Alemanha desse ano, o próprio Sutil que rodou, o carro ficou no meio da pista e os fiscais tiveram que tirar o carro de lá, só com bandeira amarela no local. E lá foram os fiscais arriscarem a vida pra tirar o carro dali. No GP do Canadá de 2013, o carro Esteban Gutierrez teve um problema e parou em um local perigoso. Mas como era fim de corrida, bandeira amarela no local. Na correria, um fiscal tropeçou e acabou sendo atropelado pelo o trator que retirava o carro.

E nã me venham com esse papo de cockpit fechado, alteração de traçado, asfalto no lugar da brita, o erro todo foi apenas um só e foi um erro crasso da FIA

A FIA, que sempre primou tanto pela segurança,que se gabava dizendo que está há 20 anos sem acidentes fatais de pilotos, não podia deixar a segurança de lado por causa do entretenimento nas últimas voltas. Talvez se o tempo tivesse bom, o safety car não fosse necessário, mas naquela situação, ele era essencial.A chuva aumentava, dificilmente teríamos mais voltas depois do temporal que se armou. Mas talvez por isso que tivemos essa tragédia,não quiseram atrapalhar essas últimas voltas. Não sabemos se Jules Bianchi vai sobreviver, e se sobreviver, vai poder voltar a correr ou até mesmo viver uma vida normal, tudo por causa de um erro de julgamento de Charlie Whiting, em prol da "emoção" das últimas voltas


0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo