quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Contagem regressiva começa - Por Patrick Head

Coluna de estreia de Patrick Head na revista tradicional Motorsport. O original está nesse link, via site da Williams

Eu tenho lido a Motorsport por mais anos do que eu gostaria de lembrar e agora eu tenho minha própria coluna desta publicação incrível.
Disseram-me que eu posso escrever sobre qualquer assunto que eu gosto de cada mês, então eu vou estar mergulhando nas especulações do passado, presente e até mesmo se aventurar no futuro, enfim.
Com pouco mais de dois meses até que a temporada de Fórmula 1 comece de novo no Bahrein, nós estamos muito ocupados em Grove, trabalhando no modelo FW33 . A maioria das pesquisas de apoio foram feitas, e agora estamos projetando os elementos exteriores. O núcleo do chassis, suspensão e transmissão foram projetados há meses e estão completos ou na manufatura.
Rubens Barrichello disse à imprensa que ele pensou que o carro parecia radical, mas acho que é apenas mais aventureiro do que o nosso carro de 2010, e nos moverá mais acima, bem é o que tem que ser.
A Red Bull foi a líder em design nos últimos dois anos, e apesar de suas conquistas em 2009 e particularmente 2010, podemos esperar também que eles sejam líderes em 2011. Mas com alguns parâmetros que influenciaram a performance que eles tiveram em enfrentar o limite da regulamentação em 2010, por isso espero uma série de outros carros a andar mais próximo.
Todos nós da Williams, e acho que como muitos de nossos leais apoiadores, querem ver a Williams andando na frente novamente. Uma equipe nunca sabe o quão bom é seu carro novo vai ser até que todas as equipes comecem a testar em fevereiro, e mesmo assim pode haver algumas surpresas nas primeiras corridas. Geralmente pela terceira corrida na Malásia é teremos uma boa idéia do nível de como seu carro está. É um passo perigoso para fazer previsões antes da temporada, mas espero que a Red Bull, McLaren e Ferrari vão continuar fortes, por isso será uma questão complicada prever que outras equipes podem se misturar com eles.
Nós estamos executando um modelo Williams inteiramente desenvolvido no sistema KERS, com uma célula de armazenamento da bateria. Esta não é uma reflexão sobre um sistema de energia cinética, como foi desenvolvido em 2008 para 2009, mas é difícil para o pacote de um sistema de energia cinética em um carro de Fórmula 1 com um tanque de combustível de 150 kg. A capacidade de bateria de F1  é composta de uma série de pequenas células de íon de lítio, e eles podem ser empacotados em um formato que seja conveniente, geralmente posicionada sob o centro do tanque de combustível.
Tenho sido perguntado se é possível ganhar com um motor Cosworth, e minha visão é positiva. O motor principal é excelente, a única falha que tivemos foi, na prática, na última corrida em Abu Dhabi, quando uma fixação na bandeja se soltou e foi dsestruida.
No início do ano tivemos problemas de degradação excessiva com a distância, mas isso foi resolvido rapidamente e, o motor tornou-se mais um dos mais sofisticados em dirigibilidade. No início do ano que poderia ser considerado um motor "adolescente" , mas agora está mais maduro, sem perder sua força.
Na frente do condutores, estamos muito felizes por continuar com Rubens, mas infelizmente não fomos capazes de manter Nico Hulkenberg, que pensamos que se desenvolveu ao longo do ano e merece um lugar de honra, a pole position no Brasil, mostrando que ele tem bom comando do carro em condições adversas. Esperamos vê-lo em um carro de competição em 2011.
Juntamente com Rubens estará Pastor Maldonado, que venceu o Campeonato GP2 2010 com mais vitórias do que qualquer campeão anterior. Ele vem com algum apoio financeiro, mas merece a sua oportunidade por mérito. Não há nenhuma razão para que o campeonato de 2011 não deva ser tão próximo e fascinante como na temporada anterior, mas não tenho dúvida de que haverá algumas surpresas, e nós estamos determinados a ser uma deles, movendo para cima do grid.

2 comentários:

Marcelonso disse...

Marcão,

O cara conhece muito, sabe o que fala.
Gostaria apenas que o time tivesse um motor melhor, porque sejamos honestos, com aquele motor de geladeira da Cosworth vai ser dificil.

abs

Ron Groo disse...

Head é a cabeça (putz) pensante de nossa equipe.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo