quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

I am Indy - Equipes e Pilotos 2010 - Parte 1

Olá amigos da velocidade, olá amigos da Fórmula Indy.

Vou passar um pequeno review sobre as equipes e pilotos que já estão confirmados para a Temporada 2010 na Indy, bem como as prováveis equipes e pilotos que possam correr. Para quem não conhece, na Indy é utilizado um chassis único para todas as equipes (Dallara), único fornecedor de motor (Honda) e pneus (Firestone). E não pretendo demorar muito, pois tenho apenas 1 mês pra falar das equipes e do calendário, terei que correr igual o pessoal que tá arrumando as pressas o circuito do Anhembi para a primeira etapa de 2010 da Indy.

Neste primeiro capítulo, vamos falar das 3 principais equipes da Indy: Ganassi, Penske e Andretti.

Equipe: Chip Ganassi
Pilotos: Scott Dixon e Dario Franchitti

A Ganassi tem os 2 últimos campeões da Indy (Dixon em 2008 e Franchitti em 2007 e 2009). Equipe de competência acima de tudo, possui um dos melhores acertos de carros para toda a Temporada. O dono da equipe, Chip Ganassi, tem fama de rabugento mas não se pode negar que é competente em seu trabalho e possui uma grande equipe entre competentes engenheiros e mecânicos. Quanto aos pilotos, ambos novamente poderão disputar o Título e ali, ninguem têm o privilégio de ser o piloto nº 1 da equipe (né Fórmula 1... pra que isso?).

Equipe: Penske
Pilotos: Ryan Briscoe, Hélio Castroneves e Will Power

A Penske continua sendo uma grande equipe, condizente com sua história no Open Wheel americano. Mas desde 2006, quando Sam Hornish Jr foi o campeão, a equipe está na seca de Títulos. Roger Penske não parece ter mais o grande time de outros tempos. Conta com os pilotos Ryan Briscoe, 3º colocado em 2009, um piloto que vem surpreendendo após as apresentações estapafúrdias em seus tempos de Ganassi e vem se destacando como piloto de ponta. A ponto de ofuscar Hélio CastroNeves, que após o episódio do Imposto de Renda americano no ano passado teve uma temporada apagada em 2009. O outro piloto da equipe, Will Power, que seria o piloto substituto de Hélio caso ele não escapasse de ser preso, acabou correndo apenas algumas etapas no terceiro carro da Penske, até sofrer um grave acidente em Infineon e ficar de fora do resto da temporada.

Equipe: Andretti Autosport
Pilotos: Tony Kanaan, Danica Patrick, Marco Andretti e Ryan Hunter Reay
Para 2010, Michael Andretti, dono da equipe, desfez a equipe que possuía com Kim Green, e a Andretti Green passou a se chamarAndretti Autosports. Tomara que a mudança traga novamente as vitórias para a equipe, que após 3 Títulos em 4 temporadas (Kanaan 2003, Dan Wheldon 2004 e Franchitti 2007) perdeu o rumo consideravelmente após a saída de Franchitti para a Nascar. Tudo bem que a equipe não é lá essas coisas.... até o ano passado Kanaan faz o que pode com o carro que tem em mãos, Danica vem melhorando com o passar dos anos (deixo o lado marketeiro de fora dessa análise), Marco "Filho do Dono" Andretti nunca conseguiu ser um piloto de ponta (e provavelmente nunca será) e Hideki Mutoh, embora tenha sido o Rookie of the Year de 2008 e ter ido bem em 2009, nunca passou de figurante). Neste ano, saiu o japonês e entrou o americano "bom de misto" Ryan Hunter Reay, no que talvez seja a melhor chance de sua carreira na Indy após correr em equipes de média para ruins (a melhor fase dele foi pela equipe do saudoso "Dr." Bobby Rahal e desde que ela acabou, Hunter perambulou pela AJ Foyt). Bora Narigudo! vamu que vamu em 2010 desbancar as Ganassi e Penske. Go Kanaan Go!

Até o próximo capítulo.

6 comentários:

De Gennaro Motors disse...

esta estreia eu nao vou perder por nada!

Felipão disse...

Belo resumo, Paulo...

Tava com saudades desses textos que vc faz sobre a Indy nesse estilo...

e vê se continua...

Rodolfo Dorfão disse...

Em 2009 o Kannan bateu demais, e o CastroNeves não passa de um Chinello com o plus de 2 Indy 500

Marcelonso disse...

Paulo,


Os ponteiros estarão certamente entre esses.
E quanto a Newman Hass,tem bons carros?

abraço

Marcos Antonio disse...

se tem um piloto que sou fã na Indy ,esse é o Hunter Reay. tomara que a Andretti tenha um carro e aproveite bem o talento dele. Em mistos, pois em ovais ele é fraquinho, fraquinho, e em um americano isso é raro!

Anônimo disse...

Felipão, vlw pelo elogio e vamu tentar não parar de novo hehe

Rodolfo, a Newmann Hass pelo que sei está mal das pernas. Perdeu seu unico patrocinador forte (McDonald's) e até agora não confirmou os pilotos para a temporada. No próximo post falarei dela e de outras equipes médias.

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo