domingo, 17 de fevereiro de 2008

Dissecando o piloto - Eliseo Salazar



Nascido em 14 de Novembro de 1954,Eliseo Salazar Valenzuela é certamente o maior piloto do Chile,estando em atividade ate hoje,tendo já corrido em várias categorias automobilísticas.

Sua carreira automobilistica começou em 1974,quando Salazar correu pela primeira vez no autódromo de Puente Alto em Santiago.Em 1975 Partiu para a Argentina para fazer um curso de piloto para poder seguir carreira.Em 1976 ele começou a correr na F-4 Argentina.Em 1978 ele conseguiu ser campeão,o único chileno a conseguir tal feito na Argentina.Em 1979 ele partiu para a Inglaterra pra disputar a F-3 Inglesa,e teve a ajuda de Nélson Piquet para a adaptação a Europa.Salazar conseguiu bons resultados e no ano seguinte,se arriscou na F1 Aurora,que usava carros de f1 antigos.Ficou em segundo no campeonato(chegando a vencer em Silverstone) e isso acabou abrindo as portas para a F1.

Em 1981 ele estreou na Ensign.Ele chegou a testar ela Lotus antes e disputou a vaga com Nigel Mansell.Mesmo tendo resultados melhores nos testes ele foi preterido pelo o britânico,a última aposta do Colin Chapman.O seu melhor resultado foi um sexto lugar em Zandvoort,Holanda.
Em 1982,ele assinou com a ATS e conseguiu um quinto lugar em Imola,onde somente 14 carros largaram.Mas o seu fato mais conhecido foi o acidente que causou e que atingiu Nelson Piquet,líder da corrida até então.Em um momento de fúria,desferiu socos e pontapés no chileno,que não reagiu,porque era grato a ajuda de Piquet no início da carreira na Europa.
Em 1983 Ele correu pela a RAM,mas não conseguiu bons resultados e saiu da F1.correu nas 24 horas de Le Mans,com Nick Mason,baterista do Pink Floyd.Em 1984 e 1985 correu no campeonato Chileno de Rally e foi bicampeão.

Em1986 ele voltou a correr de monopostos na F-3000 e continuou a participar das 24 horas de Le Mans.Não conseguiu resultados expressivos na F-3000,ficando lá por 4 temporadas.em 1990 conseguiu o prêmio de esportista do ano,pela a revista Autosport,pela sua boa atuação nas 24 de Le Mans,correndo com um Jaguar XJR-12.

De 1991 a 1994,Salazar virou comentarista esportivo em um programa da televisão chilena.Sua carreira foi retomada quando foi convidado a correr de Ferrari no World Sports Car no EUA.Salazar conseguiu 3 vitórias e chamou a tenção da F-Indy,onde voltou a correr de monopostos.Pela a equipe de Dick Simons,teve sua melhor participação um quarto lugar nas 500 milhas de Indianápolis,ficando muito perto de ganhar a corrida,que foi vencida por Jacques Villeneuve.
Em 1996 com a divisão da F-Indy(que virou F-CART e IRL),Salazar optou pela IRL,pois era uma categoria que se focaria principalmente nos ovais,onde Salazar teve bons resultados no ano anterior.Mas acabou sofrendo um grav acidente no Oval de Orlando e teve sua temporada prejudicada.Em 1997 outro acidente forte,mas ele conseguiu se recuperar a tempo e conseguiu sua primeira vitória em Las Vegas.A primeira vitória de um chileno na história do automobilismo americano,a primeira vitória da equipe Scandia.
Em 1998 e 1999 teve participação discreta na IRL.Em 2000 ficou em terceiro na 500 milhas de Indianápolis,ficando mains uma vez perto da vitória,que ficou com um Juan Pablo Montoya.Em 2000 e 2001,foram suas melhores temporadas na IRL,ficando em quarto e quinto no campeonato respectivamente.Acabou saindo da categoria em 2002 por não ter conseguido patrocínio e os custos da categoria aumentavam a cada ano.

Acabou indo para a American Le Mans Series em 2003 e em 2004.Em 2004 também voltou a correr de Rally no Chile,pela a equipe da Hyundai.em 2005 correu na Masters Series no lugar de Alan Jones e passou a empresariar a carreira de Pablo Donoso no EUA.Salazar confirmou um contrato com a equipe de Jean Louis Schelesser e já anunciou que correrá no Rali Dakar em 2009 que será realizado no Chile e na Argentina.Assim ele será o primeiro piloto a correr as 500 milhas de Indianápolis,o GP de Mônaco,as 24 horas de Le Mans,as 24 horas de Daytona e o Rali Dakar,as provas mais tradicionais do automobilsimo mundial.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eliseo_Salazar
http://es.wikipedia.org/wiki/Eliseo_Salazar
Fotos: www.motorsport.com
e arquivo pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo