segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sobre a treta entre Pérez e Massa



Isso está rendendo bastante! Como sabem, na última tivemos um acidente feio entre Massa e Pérez em uma disputa que valia a quarta posição no GP do Canadá. E foi uma das batidas mais controversas dos últimos tempos. Se na hora todo mundo achou que foi culpa do Massa, vimos em uma câmera em outro ângulo que foi Pérez que mudou a trajetória e foi considerado culpado. Pois bem, hoje ainda vemos dúvidas e trocas de acusações dos dois lados. Mas quem realmente foi a culpa nesse acidente?

Felipe Massa infelizmente sofreu esse acidente, que foi injusto, pela incrível corrida que fez, principalmente na parte final onde veio jantando todo mundo. Sua falha no acidente (disse falha, não culpa) foi ter achado que Pérez não iria oferecer resistência para ser ultrapassado, por ter problemas nos freios. O foco do Massa era o Vettel, quem ele tinha totais condições de ultrapassá-lo e pegar o pódio.


O Problema foi Sérgio Pérez, nitidamente com problemas, tanto que na volta 67 disse que estava sem freios e o engenheiro dele deixou a decisão de parar ou não para o mexicano dizendo "Se der continue, se não der pare". Isso foi o mesmo que nada, que piloto vai fazer essa decisão de parar, sendo que o problema não era tão grave, teoricamente? Ele deu o seu jeito com a falha dos freios, tentando frear mais cedo e fazer logo a tangência da curva. Depois de ser ultrapassado pelo Vettel na penúltima volta, ele ia tentar segurar a quarta posição mantendo seu estilo de frear antes e fazer a tangência da curva. O erro de Pérez foi não ter visto o Massa babando no seu retrovisor para não perder contato com o Vettel. Ou ele viu e quis engrossar pro Massa recuar, isso eu não tenho certeza da intenção do mexicano.


O que vimos depois foi uma saraivada de críticas: Massa disse que Pérez tem que aprender, já fui punido por isso e está sendo de novo; Rod Smedley ficou puto de ódio com esse lance, dizendo que é inadimissível ter um carro com esse problema na pista e a Force India e Sérgio Pérez puseram toda culpa no Massa, usando frames das câmeras onboards para justificar.

A conclusão disso tudo é que a grande culpada disso foi a Force india, que quis manter Sérgio Pérez para ele quem sabe pescar aquele pontinhos. Mas parece que o problema do Pérez foi igual ao do Hamilton, e ele, que disputava o título aceitou as ordens e abandonou. Essa ânsia por pontos acabou acontecendo o acidente do Pérez, que teve a culpa desse acidente pois ele acredito que ele tenha subestimado o Massa e pôs o carro do lado pra fazer a sua tangência e diminuir o espaço do brasileiro. Já Massa, teve sua parcela dita acima, mas é o que menos merece ser chamado de culpado nessa história, mesmo com a tentativa patética de incriminar o Massa. Se ele foi agressivo, ótimo, ele tinha que ser naquele momento, pois ele tinha o melhor carro e só tinha uma volta para conseguir o pódio. Fez o certo e se correr com essa gana nas próximas corridas, tem boas chances de conseguir melhores resultados.

E você, de quem acha que foi a culpa?


0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo