segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Perspectiva 2009 - F1 parte II

Renault (lançamento do R29: 19 de janeiro)
7 Fernando Alonso ESP

Bicampeão mundial( 2005 e 2006)
123 GPs
21 vitórias

17 poles
52 pódios
12 voltas rápidas

8 Nelsinho Piquet BRA
18 GPs
1 pódio
O que escrevi sobre a Renault nesse ano: A Renault quer apenas esquecer a temporada de 2007,já que de bi campeã de construtores teve atuações pífias com o Fisichella quase aponsetado e um novato Kovalainen,que até correu bem com o equipamento que teve.Briatore resolveu repatriar Alonso após em sua aventura na McLaren onde foi preterido pelo o Wonderboy, queridinho da Inglaterra,Leiws Hamilton.E terá como companheiro de equipe outro jovem de pé pesado,Nelsinho Piquet(foto).Alonso já escaldado deve ter posto como cláusula no contrato que Nelsinho deve ser segundo piloto(hehehe). A Renault quer voltar a ser grande. Seu início de temporada foi pífio mas depois a equipe se recuperou e se recuperasse mais cedo, ia disputar o título.

Pro ano que vem o otimismo é a palavra chave. Fernando Alonso mantido na equipe, ele que fez um final de temporada excepcional, espera manter o bom momento e tentar o seu tricampeonato. Pra ajudá-lo, Nelsinho Piquet(foto) será o seu fiel escudeiro, não mais do que isso. Ah ele também é um ótimo destruidor de carros, e isso pode ser útil como foi em Cingapura.Quem sabe a Renault se recupera e faz uma temporada vitoriosa pra dedicar a Flavio Briatore que se aposentará em 2011.Não há nada muito divulgado sobre seu KERS e não se sabe a Renault será como da primeira metade do campeonato ou igual a segunda metade.

Toyota( Lançam
ento do TF109: 15 de Janeiro)
9 Jarno Trulli ITA
205 GPs
1 vitória

3 poles
8 pódios


10 Timo Glock ALE

22 GPs
1 pódio

O que escrevi sobre a Toyota esse ano:
A equipe que mais investe e a que mais faz vergonha na F1 tenta dessa vez deslanchar.E segundo boatos essa pode ser a última chance pois os japas da Toyota estão meio impacientes com a falta de resultados...Trulli se mantém na equipe por conseguir levar com muito esforço o carro para abocanhar alguns pontos.No outro cockpit, troca de alemães:Sai semi aposentado Ralf Schumacher e entra o campeão da GP2 Timo Glock,que pretende correr com a faca nos dentes nessa que pode ser sua última chance na F1.Convém esperar porque a Toyota é sempre uma incognita até o início da temporada,e depois se revela um fiasco.Veremos se em 2008 essa escrita se mantém. Ela ainda não deslanchou, mas melhorou em relação ao ano passado, e o fiasco foi menor...

A
Toyota tenta mais uma vez vencer uma corrida na F1. Com a saída da Honda, A Toyota é empatada junto com a Ferrari a equipe que mais gasta. Só que a Ferrari ganha títulos. A Toyota manteu seus dois pilotos, Jarno Trulli que conseguiu um pódio na França, quer sua segunda vitória. Já Timo Glock(foto) quer continuar a correr com a faca nos dentes pra ver se consegue mais alguns pódios, e também não ser mais o protagonista do campeonato pel maneira que foi. Mas é tradição: A Toyota é sempre uma incógnita até começar a temporada, quando ela se torna um fiasco. Vai depender da intensidade do fiasco,em 2008 foi médio, vamos ver em 2009...

Toro Rosso(lançamento do STR03 : indefinido)
11 Indefinido


12 Indefinido

O que escrevi sobre a Toro Rosso esse ano: A Toro Rosso,após um inicio conturbado e com seus pilotos rendendo abaixo do esperado,teve uma segunda metade de temporada boa,graças a um nome:Vettel,que com um carro considerado ruim pelos os críticos, fez duas corridas magistrais(Fuji e Shangai),quase abocanhando o pódio.Até Liuzzi passou a render melhor,mas isso não foi o suficiente pra manter seu emprego.Pra seu lugar o tetracampeão da ChampCar,Bourdais(foto),que tem a sua chance de correr na F1.De equipe filial e decadente no inicio do ano,A Toro Rosso vem como a equipe promissora em 2008. E realmente foi a equipe revelação da temporada, acertei em cheio!

O que dizer de uma equipe que teve um excelente ano,mas perdeu os dois responsáveis por isso?
Berger vendeu sua parte pra Red Bull e a Toro voltou a ser oficialmente um time B dos time dos energéticos. E Vettel foi pro time dos energéticos. E não há muitas perspectivas positivas pra equipe,já quem seus pilotos foram definidos. Takuma Sato, Sebastien Buemi, Sebastian Bourdais, Bruno Senna, Jenson Button e Rubens Barrichello estão cotados. Buemi é o favorito pra assumir uma vaga e a outra é que pra quem tiver com um patrocínio melhor($). A Toro será uma equipe que ficará na rabeira esse ano, infelizmente.

Amanhã vamos pra parte final da F1 com a Red Bull, Williams e Force India.

2 comentários:

Felipão disse...

Se bem que o Buemi tá definio na Toro, não???

Ainda mais com o que andou nos testes dessa semana...

Henry disse...

Marcão,
Acho que Ferrari, Renault, Red Bull e Toro Rosso vão todas usar o KERS da Magneti Marelli. Mas o importante para a Renault é que foi autorizada a desenvolver seu motor ("French squad will be allowed to make changes to their engine.")

Gosto do trabalho da TOYOTA: sério, constante e em ascensão (agora mesmo estão treinando no BAHRAIN).

Já a Toro Rosso sem o Berger, acho que vai pro fundão...

1abraço

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo