Dissecando o piloto -Nélson Piquet
Nelson Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelson Piquet nasceu no Rio de Janeiro,17 de Agosto de 1952 e passou parte de sua infância na recém inaugurada capital Brasília.É filho do ex-ministro da Saúde no Governo João Goulart,Estácio Souto Maior.E ele não aprovava sua carreira automobilística e queria na verdade que ele fosse tenista,chegou até a presentear o filho com uma bolsa em uma escola de Atlanta.Piquet chegou a ter resultados como tenista,mas a velocidade o chamava.A influência do tênis refletiu no seu capacete,que tem o desenho de uma bola de tênis estilizada.No início ele usava no capacete o sobrenome da mãe escrito erroneamente para não ser reconhecido(ficava escrito "Piket")
Em 1971 e 1972 Piquet foi bicampeão brasileiro de kart e em 1974 começou a correr pela Fórmula Super-Vê,da qual foi campeão em 1976.Em 1977 ele foi para a Europa tentar seguir o mesmo caminho que Émerson Fittipaldi trilhou.Disputou a F-3 européia e terminou em terceiro. No ano seguinte foi campeão e quebrou o recorde de Jack Stweart,o de número de vitórias em uma mesma temporada.No mesmo ano estreou no GP da Alemanha,correndo pela Ensign.depois disputou três corridas com um McLaren M23 alugado da equipe BS Fabrications,conseguindo como melhor resultado um nono lugar em Monza,no fatídico GP que Ronnie Peterson morreu. O brasileiro já era visto com uma grande promessa,e no último GP do ano,ele já corria na Brabham,em um terceiro carro inscrito especialmente para ele.No ano seguinte conseguiu a vaga de segundo piloto e seria parceiro de Nikki Lauda.
Muitas quebras(11 no total),mas segundo o próprio Piquet,um grande aprendizado que teve com Lauda,sobre contratos e como expor as opiniões a engenheiros e mecânicos.No ano seguinte,ele consegue sua primeira vitória,em Long Beach.Com mais quatro vitórias no ano,ele disputou acirradamente o título com Alan Jones,snedo derrotado na última prova em Watkins Glen.
Em 1981,veio o primeiro título mundial em outra disputa acirradíssima com Carlos Reutemann,que segundo a lenda, em 1974,na prova extraoficial realizada em Brasília,pediram a um jovem pra limpar o capacete do argentino.Ele não gostando do trabalho, humilhou o rapaz
,dizendo que o mesmo não servia nem pra limpar o capacete dele.Sete anos depois,descobre-se quem foi o rapaz,que foi na direção de Reutemman e falou:"Para limpar seu capacete eu não sirvo, mas talvez você possa limpar o meu que é de Campeão Mundial". Em 1982 , foi um ano de textes e experiências com o motor Turbo da BMW,porém o grande momento da temporada não foi uma vitória,mas sim um acidente com o retardatário Elizeo Salazar,quando liderava,mostrou um Piquet enfurecido,que partiu pra briga com o chileno.
Em 1983 as experimentos no motor turbo surtiram efeito e Piquet,disputando o títuo com Prost da Renault e Arnoux da Ferrari, foi bicampeão em Kyalami.
Em 1984, a McLaren domina a temporada.Piquet consegue nove poles,mas com constantes quebras,não consegue disputar o título.O destaque foi a grande vitória em Montreal,quando Gordon Murray e Piquet combinam de por o radiador de óleo no bico do carro.Piquet vence,mas tem seu pé direito esquentado durante a corrida toda.Piquet vai para o pódio descalço e mostra o pé cheio de bolhas para Lauda e Prost,segundo e terceiro colocados respectivamente.
Em 1985,Piquet viu suas chances diminuirem quando a Brabham assinou com a Pirelli,e a adaptação aos pneus demorariam por volta de 2 anos.Venceu só uma corrida em Paul Ricard.Em 1986 é levado por Frank Williams para a sua equipe,para desenvolver os motores turbo da Honda.A disputa interna com Nigel Mansell,acirrada a cada corrida,fez os pilotos perderem o título para Alain Prost da McLaren.O destaque da temporada foi então a magnifíca ultrapassagem que ele aplicou em Ayrton Senna no Gp da Hungria.uma derrpagem controlada nas quatro rodas e por fora,considerada por muitos a maior ultrapassagem na história da F1.
Em 1987,Piquet sofreu um violentíssimo acidente na Tamburello em Ímola.Não corre com a mesma velocidade,mas com inteligência,vence o duelo com Nigel Mansell e é tricampeão.Piquet tinha táticas contra Mansell,que costumava copiar seu acertos de corrida,deixando seu carrocom um acerto ruim até a última hora,pra depois colocar o acerto certo.
Em 1988,ele vai para a Lotus para novamente desenvolver o motor Honda,na época o melhor motor da categoria.O carro feito por Gerard Ducarouge,mostra ineficaz e problemático.Piquet afirmou que o carro era uma merda e se desentendeu publicamente com Ducarouge.Em 1989,Ducarouge sai e com ele o motor Honda,o Chassi melhora,mas o motor Judd se mostra muito fraco.
Em 1990,Piquet vai para Benneton e mesmo com a pouca potência dos Cosworth V8,obtém bons resultados por causa dos bom e equilibrado chassi que possuia.Piquet volta a vencer no GP do Japão,fazendo dobradinha com amigo da adolescência, Roberto Pupo Moreno.Vence novamente em Adelaide,no GP 500 da história da F1,com uma manobra ousada,fechando a porta para Mansell na última volta.
Em 1991 vence sua última corrida,em Montreal,após o problema do líder Mansell,que tinha um minuto de vantagem para o Piquet,segundo colocado.Piquet afirmou na coletiva que essa vitória "foi quase um orgasmo".Nas últimas corridas do ano tem como companheiro de equipe o então novato,Michael Schumacher,que mais rápido e motivado,ganha rapidamente a confiança da equipe.Piquet aos 39 anos,vê que aquela era a hora de sair da F1,mesmo com sondagens de Ferrari e Ligier.
Em 1992 ele se arrisca na F-Indy e tenta correr nas 500 milhas de Indianápolis.Acaba sofrendo um acidente grave nos treinamentos e quebra suas duas pernas em centenas de pedaços,tendo alguma spartes de ossos pulverizadas.Várias cirurgias são feitas para a reconstrução dos ossos e em uma recuperação surpreendente,ele corre as 500 milhas do ano seguinte e larga em décimo terceiro e acaba abandonando por problemas de motor.
Depois ele acaba se dedicando as corridas de turismo,correndo em Spa,nas 24 horas de Le Mans e nas mil milhas brasileiras onde foi campeão em 2006,correndo com o filho Nelsinho Piquet,Helio CastroNeves e Cristophe Bouchut.Piquet tem sete filhos(Geraldo Piquet, 30 anos, Nelsinho Piquet, 22 anos, Laslo Piquet, 19 anos, Kelly Piquet, 18 anos, Júlia Piquet, 15 anos, Pedro Estácio Piquet, 9 anos e Marco Piquet, 5 anos.) e Desde 2000 passou a empresariar a carreira do filho Nelson Piquet Jr.,que esse ano correrá na Renault.
Nélson Piquet deixou sua marca na F1.Ele que introduziu os cobertores elétricos para aquecer os pneus e o reabestecimento.Piquet sempre foi muito bem humorado e suas frases até hoje são lembradas.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Piquet
http://www.geocities.com/Colosseum/Field/9295/nelson.htm
1 comentários:
Bastante interessante a reportagem!!!! Bem legal a matéria contando resumidamente a história do grande pitolo...
Bem agradável
Postar um comentário