sábado, 22 de setembro de 2007

Dissecando o piloto -Damon Hill

Damon Graham Devereux Hill nasceu em Londres 17 de Setembro de 1960,primeiro e único filho do bicampeão mundial Graham Hill,falecido em 1975.Quando pequeno andava pelos os paddocks da f1 e era querido por Jim Clark e Stirling Moss.Os que diziam que seu caminho natural seria o kart para seguir os passos do pai,se enganaram pois ele se encantou pelas motos.Aos 11 anos ele já circulava com uma Honda 50cc pelos os boxes de Silverstone.Graham advertia ao filho aos perigos da moto, mas mesmo assim presenteou o filho com uma 350cc Bultaco off-road.Mas apenas em 1981(seis anos após a morte do pai) ele decide correr seriamente,mas ele tendo problemas financeiros e de patrocínios tinha muita dificuldade em disputar os campeonatos de motos com a sua Kawazaki.Em 1984,Quando os fundos acabaram totalmente,ele se concentra apenas nas provas em Brands Hacth e consegue incríveis 40 vitórias na temporada,sendo chamado "o campeão de Brands".ele conseguiu chamar a atenção da F-Ford 1600 inglesa.ele conseguiu uma pole position e termino em quarto no F-ford festival em 1984 que selou sua participação em toda a temporada de 1985.

Correndo contra futuros pilotos da Formula 1 como Mark blundell, Jonnhy Hebert e Bertrand Gachot.Vencendo 6 corridas,Damon terminou em terceiro no F-esso 1600 e em quinto no Townsend Thoresen Championships.Ele também terminou em terceiro no F-ford festival.

O caminho normal de um jovem piloto na Inglaterra na época,seria a F-Ford 1600,F-ford 2000 e a F-3 Inlgesa.Damon Hill resolve pular de categoria,correndo um risco de ficar sem dinheiro pro resto da temporada.Em 1986,por problemas de patrocínio ficou apenas em nono.Em 1987 venceu 2 etapas e terminou em quinto no campeonato.em 1988 terminou em terceiro colocado na F-3.

Após ficar 3 anos na F-3 Inglesa,Damon tenta se mudar desesperadamente para a F-3000 européia,mas ele precisava de aproximadamente 70 mil libras na época para poder correr na F-3000 européia.ele então correu de paid-driver na F-3000 britânica,Le Mans e campeonato de turismo Inglês.Até que a japonesa Footwork o chamou para ocupar o cockpit de seu carro na F-300o européia.Por ser um carro ruim,Damon sofreu muito mas conseguiu uma grande classificação em Spa Francochamps e atraiu a equipe Middlebridge ,que o contratou para a temporada de 1990.

Em 1990,Damon liderou 50 por cento das voltas percorridas no campeonato(foi pole position 3 vezes) mas por problemas mecânicos não conseguiu ganhar nenhuma corrida,sendo a melhor posição um segundo lugar em Brands Hatch.terminou o campeonato em 13º.Damon continuou a correr na F-3000 em 1991 e conseguiu o 7º lugar,sua consistência chamou a atenção de Frank Williams,que o convidou para fazer um teste pela Williams.Hill agradou e foi contratado como piloto de testes,ganhando a disputa com Mark Blundell.

Em 1992,Damon Hill inicia seu trabalho como piloto de testes e causa uma excelente impressão a Frank Williams,não por ser rápido,mas sim por ser consistente e um ótimo acertador de carros.Ele teve a oportunidade de estrear na Formula 1 sendo piloto da Brabham.Com um carro muito problemático e pouquíssimo dinheiro,Hill conseguiu ser classificar em apenas 2 corridas,Silverstone e Hungaroing,terminando em 16º e 11º respectivamente.com a Ida de Mansell para a CART,Damon Hill é efetivado como piloto da Williams,sendo companheiro de Alain Prost.consegue 3 vitórias na categoria(Hungria,Bélgica e Itália),terminando em terceiro no campeonato,duas poles e o total de 69 pontos.


Em 1994 teve como companheiro Senna,mas com sua morte repentina em Imola,Hill foi alçado ao posto de primeiro piloto.disputou o título até a última prova quando em uma manobra suspeita de Schumacher,os dois batem e abandonam e o alemão fica com o título.Em 95 fazendo uma temporada muito inconstante fica novamente com o vice-campeonato.

Em 1996 valendo-se de sua consistência,ganha finalmente o título mundial com 8 vitórias e 9 poles,derrotando o novato Jaqcues Villeneuve e sendo o primeiro filho de campeão mundial a ganhar um título mundial,sendo Suzuka considerada uma das maiores corridas da vida de Damon Hill.Mas ele acaba não renovando seu contrato com a Williams e ele assina com a Arrows e o dinheiro de Tom Walkinshaw.

Em 1997 consegue bons resultados com a mediana Arrows,quase vencendo inclusive o Gp da Hungria,quando seu cambio quebrou na ultima volta fazendo uma das maiores injustiças da história da F-1.conseguiu 7 pontos na temporada e vendo que não conseguiria mais do que aquilo com aquele carro,preferiu correr na Jordan suas duas ultimas temporadas,conseguindo a primeira vitória da Jordan, a última da carreira em Spa 1998.Hill largou a categoria em 1999 aos 39 anos.

Damon Hill em sua carreira foi premiado como o esportista britânico do ano pela BBC 2 vezes(94 e 96).Ele é casado com Georgie e tem 4 filhos,Oliver, Joshua, Tabitha e Rosie. Oliver nasceu com sindrome de down e Damon é um ativo colaborador sobre campanhas de caridade para os portadores.Após encerrar a carreira Damon contribui com artigos para revista de automoblismo e sua banda.em 2005 chegou a testar um modelo da GP2, mas sempre deixou claro que não voltaria mais a correr.


Fontes e fotos:Wikipedia e tributo a Damon Hill(inglês)

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo