quinta-feira, 6 de março de 2014

Entrevista: Frank Williams



(Extraído do site da Williams)

Q: A equipe estará correndo com um novo nome e um novo olhar emocionante nesta temporada. O que a marca MARTINI tem que fez você querer formar uma parceria?

FW: Eu acredito firmemente que a equipe precisa de fortes sinergias com seu parceiro e nós certamente temos isso com MARTINI. Sua herança no automobilismo é bem conhecida, com suas listras famosas adornando muitos campeonatos, vencendo com carros de corrida em diferentes categorias. Como a Williams, a MARTINI é uma empresa familiar e é essa sensação independente, de gerência familiar que faz com que Williams se destaque e gera muita simpatia entre os fãs. O entusiasmo entre os fãs e a mídia sobre essa nova parceria tem sido notável.

Q: 2014 testemunhou alguns dos mais significativas mudanças do regulamento que a F1 viu nos últimos anos. Como é que a equipe lidou com esse desafio?

FW: O trabalho no FW36 começou no final de 2012, para se certificar de que estávamos totalmente preparados para as novas regulamentações. Este inverno tem sido um dos mais agitados dos últimos tempos para todas as equipes, mas estou extremamente orgulhoso de como nossa equipe enfrentou o desafio. As novas unidades de energia são, talvez, a maior mudança e  trabalhamos em estreita colaboração com a Mercedes para compreender a unidade de energia e como empacotá-la de forma mais eficaz para o carro. Houve também outras mudanças significativas no regulamento na caixa de câmbio e  na aerodinâmica que irá impactar a manipulação e desempenho dos carros em comparação a 2013. O desenvolvimento e produção do FW36 foram meticulosamente planejados e o fato de que fomos uma das primeiras equipes a começar a pensar no carro até o nossa desafiante estreia em janeiro foi particularmente agradável.

Q: WILLIAMS MARTINI RACING estará usando unidades de energia Mercedes pela primeira vez nesta temporada. Quais são as suas impressões sobre este novo relacionamento até agora?

FW: Eu sei que falo por toda a equipe em dizer como estou impressionado com a Mercedes HPP até agora, tanto em termos do produto que eles desenvolveram e as relações de trabalho entre nós. Como uma marca de classe mundial que eles estão fazendo de tudo para ter certeza de que eles produzem a melhor unidade de energia na rede, e que a unidade será muito benéfica para nós.Os novos motores V6 são peças muito sofisticadas de tecnologia que realmente estão empurrando a tecnologia híbrida para os extremos. Como vimos a partir de testes, o motor Mercedes está funcionando de forma confiável e eficiente, o que será muito importante nas primeiras corridas da temporada, quando as equipes tentarão entender completamente seus carros.

Q: O altamente experiente Felipe Massa se junta à equipe para a temporada 2014. O que fez você querer levá-lo para WILLIAMS MARTINI RACING?

FW: Felipe tem sido um dos principais talentos do esporte ao longo da última década e que traz com ele a cabeça fria e uma riqueza de experiência, tanto em termos de desenvolvimento de um carro e tirar o máximo proveito dela durante um fim de semana de Grande Prêmio. Ele ainda tem fome de vitórias e sua paixão pelas corridas imediatamente me ocorreu quando estávamos em negociações no ano passado. Eu amo trabalhar com pilotos 'puros' e Felipe está firmemente nessa categoria. Ele também tem um charme fácil e se estabeleceu muito rapidamente entre a equipe.

Q: Valtteri mantém a sua unidade para 2014 no que será sua segunda temporada na Fórmula 1. Quais as qualidades que ele traz e como você acha que ele vai complementar Felipe?

FW: Valtteri tem sido parte da família Williams há quatro anos e desde o início sabíamos que tinha um talento especial em nossas mãos. Ele é um típico Finlandês, legal sob pressão e com um dom natural para controle do carro. Infelizmente, não fomos capazes de dar-lhe o tipo de carro na última temporada que poderia mostrar o seu verdadeiro potencial, mas ainda havia ocasiões como qualificação do Grands Prix do Canadá e Estados Unidos, onde ele se apresentou notavelmente e impressionou muita gente. Com uma temporada completa em seu currículo, estamos confiantes o FW36 tem um pacote mais competitivo, estou certo de que veremos Valtteri produzir alguns resultados fortes. Acho que a nossa dupla de pilotos complementa o outro muito bem e eu estou ansioso para vê-los empurrar um ao outro nesta temporada.


Q: WILLIAMS MARTINI RACING já completou três testes de pré-temporada. Quais são as impressões iniciais do FW36?

FW: É sempre perigoso fazer previsões para a temporada com base no que foi visto em testes como todo mundo está correndo programas diferentes. O que eu sei é que, apesar de alguns problemas iniciais inevitáveis, o FW36 tem realizado de forma confiável e com um bom número de voltas. As mudanças na regulamentação forçaram as equipes a dar um passo para o desconhecido este ano. Confiabilidade será fundamental nas primeiras corridas da temporada e nós estamos olhando forte a esse respeito. Desempenho real do carro só saberemos onde nos sentamos quando chegarmos à Austrália.

Q: 2013 não trouxe o tipo de resultados esperados de uma equipe como a Williams. Que mudanças foram feitas durante o inverno para se certificar de 2014 será uma temporada melhor para o time?

FW: O primeiro passo foi fazer um número de consultas de alto nível em nossos departamentos de engenharia aerodinâmica durante o inverno, para aumentar o talento existente. Nós também tivemos um inverno forte comercialmente, trazendo a bordo novos parceiros. Tanto interna como externamente, há um sentimento de mudança positiva na Williams. Temos demonstrado ao longo dos últimos meses, que, como uma empresa que não tem medo de aceitar a mudança em nosso objetivo de voltar às vitórias.

Q: 2014 promete ser uma temporada emocionante e altamente imprevisível. Como chefe da equipe, quais os objetivos que você está definindo WILLIAMS MARTINI RACING para 2014 e quais os resultados que o deixará  feliz quando chegar em Abu Dhabi em novembro?

FW: Uma equipe como WILLIAMS MARTINI RACING, com a nossa história, instalações e pessoal, devemos estar disputando a ponta da grid. Em um 2014 de mudanças na regulamentação, redefiniu o grid de alguma forma e precisamos aproveitar essa oportunidade. Tenho a ilusão de que isso vai levar tempo para a nossa nova equipe técnica para deixar a sua marca, mas vou estar a olhar para nós, estamos fazendo uma forte melhoria desde o ano passado e queremos terminar regularmente nos pontos em uma grande variedade de circuitos.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo