sábado, 17 de setembro de 2011

10 anos do renascimento de Alex Zanardi


15 de setembro de 2011 o mundo ainda vivia o trauma dos ataques do dia 11. A F-Indy estava no seu tour de estreia pela Europa correndo no circuito oval de Lausitz. Zanardi, não estava tendo um ano muito bom com a Mo Nunn racing, do seu grande amigo e engenheiro dos tempos de Ganassi, Mo Nunn. Mas ele liderava a prova, seguido de Tony Kanaan, companheiro de equipe da Mo Nunn e Kenny Brack da Rahal.Faltando 13 voltas para o fim, ao sair dos boxes após ter feito um Splash And Go, perdeu o controle do carro e Alex Tagliani da Forshyte acabou acertando em cheio o carro de Zanardi. O impacto foi tão forte que as pernas do italiano foram arrancadas na hora do impacto. A preocupação com o italiano foi tão grande na hora que Tagliani desacordado, demorou pra ser atendido. Zanardi precisava ser atendido com urgência pra não sangrar até morrer. 


Por dias teve seu estado como considerado como muto grave. mas Zanardi aos poucos foi se recuperando e quando teve alta mostrou a todos que não se abalou por perder as pernas, ao dizer: "Estou vivo, isso é o mais importante". As próteses que ele usa para dirigir, foram desenhadas pelo próprio Zanardi. Em 2003, foi convidado pela ChampCar, a dar as 13 voltas restantes da corrida que ele não terminou; no ano seguinte foi convidado a correr com um carro adaptado pela WTCC, chegando inclusive a vencer 3 corridas, até se retirar da categoria em 2009. ainda testou um F1 BMW Sauber adaptada em 2006 e atualmente se prepara pasa disputar as Paraolimpíadas de Londres.


Alex Zanardi é um dos meus pilotos preferidos de sempre, pelo seu arrojo e carisma. Uma pena que ele não deu certo na Williams, mas ele é um grande campeão independente de ter brilhado na F1, ou não. Sua liçã de vida, após perder as pernas é motivação pra qualquer um que tenha um revés na vida. 15 de setembro de 2001 é o segundo aniversário do italiano que nasceu de novo nesse dia.



2 comentários:

Paulo Abreu disse...

Sobre a sua passagem pela Williams, acho que não tiveram paciência com ele para o segundo ano. Pelo que o Ralf e o Button fizeram em 2000, com um carro que era bom, talvez ele poderia ter marcado pontos até com certa regularidade. Foi uma pena.

Marcelonso disse...

Marcão,

Apesar de tudo que aconteceu, Zanardi nos deu uma verdadeira lição de vida.


abs

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo