quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Acelerando as prensas (36) - lançamento,venda e bambi
Gehrard Berger acabou vendendo os seus 50% da equipe pra Red Bull. A equipe volta a ser a Red Bull B,mas não por muito tempo,já que a intenção ainda é vender a equipe.A Red Bull tendo 100% da equipe,terá mais facilidade em conseguiur um comprador,afinal, é menos gente pra se consultar. E Berger já deve estar cansado desse mundinho da F1:"Isso não é segredo para ninguém. Não vou mais me envolver com nada". Isso mostra o quanto que ele quer se distasnciar da F1. Faz bem Berger,você já fez muito bem a sua parte, já entrou pra história com a vitória do Vettel.
Lewis Hamilton por ser o piloto da f1 que foi campeão mais próximo de fazer 24 anos na história, receberá o prêmio Bambi de ouro, lantejoulas e purpurina, um prêmio alemão cedido pelo o grupo Arco Iris de Berlim. Já foram premiados em anos anteriores, Clodovil, Miguel Fallabela, Lacraia, Ralf Schumacher, Nico Rosberg e Richarlysson."Lewis merece o prêmio por muito bem dotado de um enorme talento." Disse Liesz Viadlich,presidente do Arco Íris de Berlim.
:P
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Enquete terminada e entrevista pro Speeder
E você ainda não viu minha entrevista com Speeder do Continental Circus?Não perca tempo aqui está o link da minha entrevista, são declarações incríveis, como por exemplo, eu sou fã do Nigel Mansell!
quem não viu ainda,veja!
Vídeo: Mansell explica o FW14B
O Grande Nigel Mansell mostra como é o FW14B. Na verdade ele mostra com restrições, já que tem uns panos escondendo a suspensão ativa, tudo muito confidencial,como o mecânico diz. Já naquela época já se tinha medo da espionagem!E o Mansell é uma figuraça!
domingo, 23 de novembro de 2008
High Performance Car Care AT&T Williams F1
"A AT&T Williams F1, uma das mais respeitadas equipes de Fórmula 1, anunciou no dia 13 de oututbro, em São Paulo, que terá sua primeira linha de produtos no mercado automotivo brasileiro com seu famoso nome e imagem. Trata-se da linha High Performance Car Care AT&T Williams F1, composta por 31 itens, cada um especialmente desenvolvido para refletir a tecnologia de ponta que caracteriza a equipe de Fórmula 1 de Oxfordshire, Inglaterra.
Por seus diferenciais, os produtos Williams são considerados "cosméticos" da linha automotiva. No Brasil, eles serão fabricados, distribuídos e comercializados pela TecBril, sob licença exclusiva. A TecBril é a terceira maior empresa do segmento de produtos de cuidados para o carro e faz parte do grupo TecFil, o maior fabricante de filtros automotivos da América Latina.
Licenciando seus produtos há 15 anos, a Williams F1 passou a comercializar produtos com a marca AT&T Wiliams em 2007, o ano em que a AT&T, empresa de telecomunicação dos EUA, se tornou uma parceira da equipe de F1. Hoje ela trabalha com vários parceiros globais considerados os "Melhores de sua Categoria", fabricando produtos como roupas esportivas, miniaturas dos carros da escuderia, brinquedos, motos scooters, relógios suíços e barbeadores elétricos.
Simon Forester, Gerente de Marcas e Licenciamento da Williams F1, que veio ao Brasil para o lançamento da linha, destaca o importante papel dos produtos licenciados, especialmente no Brasil. "A Fórmula 1 é um esporte muito popular no Brasil e ao longo dos últimos 30 anos a equipe desenvolveu importantes vínculos com o País. Este novo produto dará aos fãs da equipe e do esporte a oportunidade de usar produtos de alto desempenho com nossa marca", afirma Forester.
Andy Smith, diretor da Ultimotive, empresa responsável pelo licenciamento mundial da marca AT&T Wiliams F1 no setor automotivo, que também está no País, destaca que o lançamento da linha de cuidados e beleza para o carro deve abrir caminho para o licenciamento de novos produtos no Brasil.
A escolha da TecBril para ser a licenciada neste segmento se deveu à qualidade dos produtos fabricados pela empresa – a única do setor que conta com a certificação ISO 9001 - , ao seu bom posicionamento em todo mercado nacional e à sua ampla rede de distribuição, que abrange 40 distribuidores e mais de 15 mil pontos de vendas. "A TecBril vem demonstrando que possui as melhores práticas, com rigoroso controle de qualidade dos seus produtos", acrescenta o gerente de licenciamento da Ultimotive Williams F1.
"Esta parceria com a AT&T Williams é oportuna porque seremos os primeiros a comercializar produtos de uma das marcas mais expressivas do automobilismo mundial", afirma Abílio Castro Gurgel, diretor presidente da Tecbril. Ele acrescenta que este é um momento importante para a empresa abrir novas frentes de negócios. "Desde que foi fundada, há oito anos, a TecBril vive em constante crescimento, inovando a cada período para tornar seus produtos melhores e mais competitivos", acrescenta Gurgel, que dirige a empresa juntamente com o sócio Ricardo Pessoa.
A nova linha iniciará com uma produção de 300 mil itens, o que deverá elevar a produção total da TecBril de 500 mil para 800 mil itens de imediato. "Nosso objetivo é atingir 1,1 milhão de unidades já no início de 2009", afirma Abílio Gurgel, que já traçou a meta de chegar à segunda posição do segmento de produtos de cuidados para o carro em 2009.
Entre os mais de 15 mil pontos de venda que distribuirão a nova linha de produtos, incluem-se lojas do segmento automotivo, autopeças, postos de gasolina, shopping de autopeças, lava-rápidos e algumas das principais redes de supermercados.
Para o lançamento, será veiculada uma grande campanha publicitária, com anúncios em emissoras de rádio e televisão e na mídia impressa, incluindo os principais veículos do segmento automobilístico."
Bem eu vou comprar um carro só pra usar esses produtos!Como não consegui fotos do produto,vou mostrar com exclusividade o meu presente de natal por eu ter me comportado e sido um bom menino durante o ano:
é agora já posso torcer uniformizado!
OBS:Podem rir eu to engraçado na foto,não sei fazer pose...rsrsrs
Beijing Guoan é o campeão da F-Superleague! E o Timão conseguiu um pódio!
As duas etapas em Jerez definiram o campeão da F-Superleague,o Beijing Guoan de Davide Rigon,que fez a alegria da massa chinesa do Beijing,que deve ser a maior torcida do Mundo afinal,a China é o país mais populoso do mundo,e todos os times de lá devem ter torcidas imensas, né? :P
Adrian Valles do Liverpool estava conseguindo adiar a disputa pra última etapa,pois estava vencendo a corrida mas nas últimas voltas acabou abandonando e dando o primeiro lugar pra Robert Dornboos do Milan,seguido de Tristan Gommendy do Porto e Duncan Tappy do Tottenham.com um nono lugar,Davide Rigon garantiu o título para o Beijing.Nessa etapa os brasileiros se deram mal: Pizzonia foi o décimo segundo e Tuka Rocha abandonou.
Na segunda etapa, Tuka Rocha disputava os primeiros lugares,vinha bem mas quando estava em quinto ele saiu da pista e beijou a barreira de pneus. James Walker do Borussia Dortumund tomou a liderança nos pits e seguiu tranquilamente até o final.Antônio Pizzonia,talvez em homenagem ao título do Corinthians na segunda divisão, ficou em segundo lugar,acompanhado pelo o campeão, Davide Rigon do Beijing Guoan.O timão acabou em nonoi no campeonato e o Flamengo foi o antepenúltimo.
Nos próximos dias será divulgada a temporada 2009 da Superleague.Espero que eles não cometam mais a bobeira de por etapas nos fim-de-semana da F1.já que as mesmas foram desastres de público,tendo que eles porem entradas gratuitas.
Classificação Final:
1 Beijing Guoan 413 pontos
2 PSV 337 pontos
3 Milan 335 pontos
4 Liverpool 325 pontos
5 Roma 307 pontos
9 Corinthians 264 pontos
16 Flamengo 189 pontos
sábado, 22 de novembro de 2008
F-Superleague:Jerez:Liverpool é pole na última prova
Tuka Rocha só fez o pódio em Donington e só.Pizzonia pelo menos está mais regular.As etapas em Jerez serão amanhã e serão trasmitidas pela Sportv as 7 e 10 da manhã.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
O que você KERS? Elétrico ou mecânico?
Com os testes em Barcelona,as equipes mostraram seus modelos híbridos pra 2009,equipados com o KERS.Mas todos já sabem o que é o KERS?Marcos Antônio está bonzinho e explica:
Inicialmente, a sigla KERS significa, traduzida, Sistema de Recuperação de Energia Cinética, ou seja, a tecnologia capta a energia que seria desperdiçada no momento da desaceleração do carro e, em seguida, a reutiliza.Max Mosley prevê que até 2013 todos os carros da F1 serão híbridos.é uma medida que F1 faz pra tentar mostrar que é uma categoria pró meio ambiente.segundo alguns sites e fóruns que eu pesquisei,as regras impostas pela FIA o sistema poderá acumular 400 kj por volta. O suficiente para um acréscimo de 80hp por 6 a 7s. O sistema de acumulação deve estar ligado as rodas traseiras.o KERS é basicamente feito por dois tipos:o elétrico e o Mecânico.
KERS Elétrico:
A princípio a maioria das equipes trabalham com soluções elétricas. Um gerador é acoplado ao sistema de transmissão que no momento da frenagem acumula energia em uma bateria e essa aciona um motor elétrico também acoplado ao sistema de transmissão ao comando do piloto. São 80 cavalos a mais em um motor que não chega a 800 cavalos, ou seja, mais de 10% de ganho em quase 7 segundos. Como na maioria dos circuitos atuais o tempo de volta varia em torno de 70 a 80 segundos podemos dizer que são 10% também do tempo. Ou seja, o ganho é significativo. O problema é que esse sistema é pesado, principalmente as baterias e na f1 é mais. Mais peso, mais lento.
KERS Mecânico:
Esse sistema acima seria um F1 a pilha, só que também existe uma solução a fricção. Engenheiros ingleses desenvolveram um dispositivo que acumula energia cinética em um volante que gira numa câmara a vácuo, apelidado de Flybrid. O volante em forma de disco é acoplado a um câmbio CVT (Continuously Variable Transmission/Transmissão Continuamente Variável) que e acoplado ao sistema de transmissão. Quando as rodas freiam o CVT é acionado fazendo girar o volante a até 100.000 rpms. Ao comando do piloto o câmbio CVT é acoplado ao sistema de transmissão transferindo o movimento do volante para as rodas. É igual o funcionamento do carrinho de fricção. Os desenvolvedores dizem que o aproveitamento de energia é de 70% contra 40% do sistema elétrico que tem que transformar movimento em eletricidade e depois eletricidade em movimento, perdendo eficiência, no sistema Fybrid a energia é acumulada em forma de movimento e não requer conversão e o sistema inteiro é muito mais leve.
Agora,o mais importante,quais equipes já definiram seu KERS:
Mecânico
Williams - uma das primeiras a definir seu KERS,contratou uma empresa(AHP) que desenvolve sistemas mecânicos.E como em 1993 teve um projeto de câmbio CVT,teve facilidade em adapatar o sistema.A FIA embarreirou o sitema na época,será que agora eles liberaram?
McLaren - Equipe fez testes para medir o nível de vibração do sistema mecânico,Em 1999 a equipe inglesa havia desenvolvido um KERS com 45 hp, o mesmo foi banido pela FIA.Agora foi só reativam o projeto.
Edit: Segundo o Henry,a McLaren usará um esquem híbrido:mecânico + elétrico.
Force India - Vai herdar o sistema da McLaren de lambuja.
Elétrico
BMW - Teve até mecânico que levou choque!Também está em uma boa fase de desenvolvimento.
Honda - Wurz mencionou baterias durante uma entrevista,embora não há nenhuma aviso de high voltage na carroceria da equipe.
Renault - Seu KERS será elétrico em parceria com a Red Bull pra conter custos,já que usam o mesmo motor.
Red Bull - Seu KERS será elétrico em parceria com a Renault pra conter custos,já que usam o mesmo motor.
Toyota - A Toyota já vende carros com um sistema de KERS elétrico e já usou em competições com o Supra HV-R.Edit 2: Só ficará pronto no meio de 2009 o seu KERS,segundo a Toyota
Ferrari - Talvez a equipe mais atrasada no KERS.Seu primeiro modelo híbrido teve que ser destruído de tão problemático.Agora não se sabe a quantas anda o seu projeto de KERS elétrico
Nenhum dos dois
Toro Rosso: A Red Bull vai se desligar da equipe no final de 2009 e por isso não cederá seu KERS a eles.Por não ter grana no momento pra desenvolver um,das duas uma:Ou eles compram de alguma equipe ou andam sem o KERS, já que o mesmo não é obrigatório.
Concluindo:
embora o Mecânico pareça mais prático,o KERS elétrico foi eleito por boa parte das equipes.Algumas pergunta sainda pairam no ar,como por exemplo,como eles vão distribuir o peso,já que um F1 não pode pesar mais do 605 Kg? Pilotos mais magros farão realmente a diferença?Vamos esperar por mais testes e ver que bicho que vai dar...
Agradecimentos a Henry pela idéia do post e pelas as fontes.Aliás ele já postou sobre isso,eu só juntei as partes.
Fontes:
http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=1343
http://www.autoracing.com.br/forum/index.php?showtopic=48798
http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=370411
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Testes em barcelona em fotos(segunda e terça)
Acelerando as prensas (35) - O que eu perdi ausente?
"O Bruno é muito melhor que o Lucas. Barrichello, com certeza, tem muito mais experiência e está num nível melhor. Agora, tem que ver se a equipe quer um piloto para o futuro, para investir, ou se quer alguém só para o ano que vem. Depende da estratégia deles".
Quem falou isso foi Nelsinho Piquet(foto).Agora,divaguemos: Nelsinho acha realmente que o primeiro sobrinho é bom,ou é apenas uma maneira de alfinetar o Di Grassi,que andou de olho na vaga de na F1?Pensem nisso...E Nelsinho,e continuar correndo que nem você correu em 15 corridas desse ano,você tá fora e perde lugar pra qualquer um.
Nico Rosberg,deu o seu piti mensal sobre a Williams.Como smepre,aquele papo de que é piloto de ponta,de que está fazendo um favor pra Williams.Como se o terceiro lugar dele na Austrália e oi segundo lugar dele em Cingapura,fossem um show de pilotagem dele."No meio do campeonato vou analisar a situação. E se a Williams não estiver competitiva, vou procurar outro lugar. Tenho de pensar na minha própria carreira" Estou torcendo muito pra Williams ser competitiva e que mande o Rosberg embora,pra ele aprender a ser mais humilde.Quer um carro bom,vai pra pista testar as novas configurações,passe as informãçoes necessárias pra ter um carro rápido.E aprenda que na Williams,os carros são importantes que os pilotos,e quando os carros não vão bem,os pilotos pagam o pato...
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Nosso piloto de testes especialmente convidado falou:
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Acelerando as prensas (34) - Vestibular,Cingapura e Williams
Alguém elegeu Cingapura como a melhor pista de f1 desse ano!Foi na Alemanha,alguns louco acharam Cingapura desafiadora e com pontos de ultrapassagens excepcionais e lá teve uma corrida épica e inesquecível.E o pior é que Valência ficou em segundo!PQP quem foram os jurados?Bernie Ecclestone e Herman Tilke?Quero muito acreditar que Monza e Spa sejam hour concours pela tradição e que Interlagos não foi eleita porque a eleição foi fechada na segunda-feira após o GP de Cingapura...
Enquanto todos afirmam que estão vendo a Williams decair,nõs somos os pioneiros,estamos preparando o vôo da Fênix!Vou postar na íntegra,do site f1 na web:
"A Williams voltou a sair na frente das outras equipes em relação à temporada de 2009. Depois de apresentar as novas especificações da asa traseira em setembro, no circuito de Barcelona, a equipe inglesa se tornou a primeira a andar com as configurações aerodinâmicas do próximo ano.
Além do aerofólio traseiro, mais alto e estreito, a Williams levou ao aeroporto de Kemble, onde foi realizado o shakedown do carro, a nova asa dianteira, que foi experimentada pelo jovem britânico Jonathan Kennard.
De acordo com o regulamento que será introduzido em 2009, a peça foi simplificada, removendo todos os apêndices. Ela também é mais baixa e larga em comparação aos últimos modelos.
A versão definitiva do carro de 2009 terá difusores modificados, pneus slicks e o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética)."
Que Ferrari nada,nós fomos os primeiros a testar as novas configurações, e espero que todas as equipes tremam diante de nossa futura superioridade,pois Frank Williams e Patrick Head se prepraram como nunca e estão PhD em KERS! hoje eu tava desanimado,mas essa notícia me deixou feliz! Go Williams Go!
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Tributo a Thierry Boutsen
É eu sei ele não foi lá um pilotaço,mas seu Capacete era muito bonito.E dirigiu pra Williams, com três vitórias.Boutsen correu na F1 de 1983 até 1993.hoje ele tem uma pequena empresa áerea e uma equipe de corridas.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Acelerando as prensas (33) - Montoya,Mclaren B e dor de cotovelo
Force India anunciou que virará McLaren B.Não foi anunciado com essas palavras,mas se ela receberá um motor mercedes,e as pesquisas sobre o KERS,ela é uma equipe B,sim.A McLaren pode sugerir pilotos(Paul di Resta tá aí...),mas não poderá impor nada(se salvou Fisichella!) Será bom a equipe vai evoluir,o Vijay já tá falando que a equipe vai vencer corridas em 2010(menos Vijay,menos...).Pelo menos Vai sair da rabeira, e parece que vai deixar ela pra Honda...
Falando em Honda,Jenson Button afirmou:"O cara(Lewis Hamilton) nunca esteve em um carro ruim. Acho que você aprende muito e se torna um piloto melhor tentando ser competitivo com um carro fraco.Se eu tivesse o carro de Lewis, certamente teria sido campeão"
É parece que rolou uma dor de cotovelo,Jenson era o queridinho dos britânicos até 2007...Depois disso,ninguém mais fala dele...
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Enquete:Qual foi a frase do ano
Vamos as candidatas:
1 "I'M PUSHING LIKE A HELL!"(eu to acelerando pra c*ralho) - Jarno Trulli no GP da Espanha;
2 "Quando forço o ritmo, começo a sentir o peso de minhas bolas na calça! Foi interessante, gosto disso." Sebastian Vettel,nos treinos do GP da Bélgica;
3 "Já disse pra Honda: Se ela quer um piloto experiente, rápido e muito motivado,eu sou o nome certo." Rubens Barrichello no GP Da China.
E ai qual foi a frase que foi a mais engraçada?
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Entrevista com Timo Glock
GPUpdate: Como é que a chuva no final da corrida afetou sua estratégia?
Timo Glock: Nas voltas finais, nós vimos que podíamos ganhar alguns lugares por causa da chuva. Começou a garoar em partes do circuito com cerca de seis voltas para terminar e, nessa fase, todos estavam com pneus secos. Tomamos a decisão de ficar na pista com pneus secos, apesar da intensidade das chuvas foi aumentando tínhamos certeza que poderíamos subir posições quando os outros carros iam pro pit por pneus de chuva porque foi só no última parte da última volta que o pneu estava muito molhado . Nós ficamos na pista e eu fui até ao quarto lugar, mas não foi fácil dirigr nessas condições nas últimas voltas.
GPU:Como era dirigir no molhado com pneus secos?
TG: Não foi tão ruim até a volta final quando a chuva começou a desmoronar e realmente dirigir era apenas impossível. Foi tão difícil manter o carro na pista porque ela estava muito molhada e era basicamente o carro estava indirigível nessas condições. Eu estava deslizando por toda a parte, absolutamente sem aderência em lugar algum.
GPU:Achou que a pista estava fácil na volta final?
TG: Claro que não! Ela estava completamente o oposto: o final foi uma das voltas mais difíceis que fiz na Fórmula 1 porque não havia aderência em todos os pneus e era quase impossível manter o carro na pista. Fui acelerando com difículdade de manter o quarto lugar e se você olhar para os tempos de volta eu estava mais rápido que o Jarno Trulli e ele foi o único outro carro em pneus secos, nesse período.
GPU:Foi a decisão certa ficar com pneus secos?
TG: Absolutamente nenhuma dúvida sobre isso. Nós estávamos correndo sétimo antes da chuva cair e nós provavelmente teríamos acabado ali se o final tivesse sido totalmente em pista seca. Em vez disso, terminei em sexto e mostramos que a estratégia foi a mais correta.
GPU:Você percebeu a importância de Lewis Hamilton estar brigando por posição com você na volta final?
TG: Para ser honesto eu fui correndo para manter o meu lugar pra Toyota, que é a coisa correta a fazer. Eu nem sequer sabia que Lewis estava atrás de mim diretamente. A equipe me disse que Sebastian Vettel estava chegando e eles me mantinham atualizado sobre a sua posição, mas eu estava muito ocncentrado em manter o carro na pista. Eu sequer sabia que Lewis tinha me ultrapassado até depois da corrida. Fui ultrapassado por três ou quatro carros na volta final e não era fácil me manter na pista e nem entender o que estava acontecendo.
Entrevista cedida ao GPupdate.net, traduzida por mim.
Video: Clip de despedida da ITV
A ITV fez um ótimo clip se despedindo das transmissões da F1,que voltará a BBC em 2009,com uma retrospectiva do que melhor aconteceu no período que ela trasmitiu a F1 pro reino Unido.De 1997 até aqui.Tudo embalado pela música Welcome to the black parade, do My Chemical Romance.O engraçado são os pilotos cantando: Rosberg agarradinho com os mecânicos,Button e Barrichello que nem mongolóides e Vettel cantando estilo Marcos Antônio quando tinha 15 anos e era fã dos Nirvana e Guns N Roses. Sem contar do susto que o Hamilton leva quando repórte começa a cantar o refrão.Muito divertido,eu recomendo!
domingo, 2 de novembro de 2008
Interlagos em fotos (Domingo)
"- Sutil,sua função na corrida é qual? a minha é disputar o décimo segundo lugar...
-é Rosberg, a minha é disputar o último com o Fisichella...
- O Vettel e o Glock aqui do lado é que estão bem.Um vai ter que dar um calor no Massa e No Hamilton e o outro vai fazer uma estratégia kamikaze e que vai dar errado na última volta e vai dar o título pro Hamilton.Por que eu não faço essas coisas legais?"
Versinhos adapatados (VII)
Você não sabe
O quanto eu acelerei
Prá chegar até aqui
Percorri milhas e milhas
que eu nem vi
que posição cheguei
Os mais belas pistas
eu andei
Nas corridas malucas
e com chuva ganhei, ei , ei
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!...(2x)
A vida ensina
E o tempo traz o tom
Prá nascer um campeão
e com as cagadas da Ferrari
Encontro a solução
Encontro a solução...
Quando vejo um rival
Eu vou passar
eu boto pro lado
e sou o último a frear
último a frear...
Psicon! Psicon! Psicon!
Vou acordar de manhã
realizado
E aturar reporter chato
Vou ficar apaixonado
com o titulo tão desejado
ser campeão tão jovem
foi tão lindo
É tudo que eu quis prá mim
Tudo que eu quis prá mim...
Meu caminho só Ron Dennis
Pode mudar
Meu caminho só Ron Dennis
Meu caminho só Ron Dennis...
Together..Together..(2x)
Inspirado em:
Kazuki,Nico e Marcos Falaram: Interlagos,domingo
Nico Rosberg,12º:
"Fiquei muito satisfeito com a minha corrida. Iniciando 18º no grid e terminando na 12 ª em tão difíceis condições está ótimo. Acho que eu dirigi bem, tive um grande começo e tudo funcionou bem. Uma longa temporada acabou e agora estou realmente ansioso para o inverno. Agradeço a toda a equipe por seus esforços em um ano difícil e parabéns pra Lewis,o vencedor do campeonato, ele realmente merecia."
Kazuki Nakajima,18º:
"Essa foi uma corrida muito decepcionante e acababou para mim na primeira curva. O carro teve um monte de danos para a carroçeria e comprometeu a suspensão, que diminuiu muito o meu ritmo . Pareceu-me um ótimo Campeonato essa luta entre Hamilton e Massa, os meus parabéns ao Lewis."
Marcos Antônio,torcedor da equipe Williams e dono do blog GP Séries:(post censurado,selecione o texto pra ver o xingamentos)
"Puta que pariu,tudo bem que o carro não é essa maravilha mas custa acelerar um pouco!Nico deixa de boiolagem e seja mais agressivo e Kazuki,deixe se ser bundão e dirija feito o kamikaze que é,senão eu mando todos pra casa do caralho!"
OBS:Eu não tenho esse cabelo,isso é uma peruca que usei em uma festa mto doida!rs
GP Brasil: Um final eletrizante e Hamilton é o Campeão!
(Post Longo)
Uma disputa épica,do início e principalmente, ao fim do GP.Um campeonato tão disputado,com corridas tão imprevisíveis merecia ter uma corrida de encerramento à altura. uma corrida que deixa a gente com um gosto de quero mais, que só vai se saciar em Março, na corrida de Melbourne. Lewis Hamilton foi o campeão em uma corrida teve todos os ingredientes pra uma grande corrida: suspense,emoção, drama, adrenalina a mil.
Assisto F1 desde 91,quando Mansell e Senna chamaram minha atenção em uma manhã de domingo e eu vidrei nesse esporte,com apenas sete anos,chegando a ficar acordado pra ver Suzuka e tudo.Adelaide só consegui ver em 94,mas Suzuka não perdia uma corrida.Vi muitas decisões de campeonato,adorei as decisões de 91,94,97,2000,2007, mas na minha sincera opinião essa foi a mais emocionante que já vi. Massa cruzou a linha de chegada campeão e Hamilton,que durante a corrida toda era o campeão,viu a chuva atrpalhar seus planos e só conseguiu o título na curva do Café, pois ele tinha perdido o título a duas voltas do final! Um daqueles finais de te prender da cadeira, de faltar a respiração, e de saltar do sofá no momento decisivo, quando o Glock e sua estrategia kamikaze de continuar com pneus secos falharam na última volta, quando a chuva apertou. Hamilton é merecidamente campeão mundial, é um piloto rápido e muito arrojado(as vezes arrojado demais) e nessas duas últimas corridas se mostrou inteligente correndo com o regulamento debaixo do braço,mas que quase perdeu o título quando foi ultrapassado por excepcional Vettel,mas teve a sorte que o acompanhou sempre nas corridas caóticas dessa temporada, quando passou o Timo Glock.Massa se fosse o campeão também seria muito merecido,pelo o amadurecimento que teve nesse ano, principalmente depois da Malásia e Hungria,divisores de água na carreira dele.Acredito que em 2009 Massa virá fortíssimo,pois mostrou que tem total competência pra ser campeão mundial, só lhe falta uma equipe Ferrari menos falível.Hamilton ainda precisa amadurecer mais,mas graças aos erros da Ferrari com Massa, ele pode se sagrar, o campeão mais jovem da F1,quebrando o recorde do Fernando Alonso.
Outro recorde muito interessante foi batido.Todos os vinte pilotos das dez equipes que começaram o campeonato em Albert Park,foram os mesmos que terminaram o campeonato hoje,em Interlagos. Nenhuma mudança de cockpit.Uma vaga na F1 parece que enfim,se torna um emprego estável.Uma Temporada que preimou valores como Vettel,que muito em breve se tornará um piloto mostruoso,tão jovem e tão genial,mais até do que Hamilton, e Kubica,que foi veloz e regular,embora tenha caído muito de rendimento nas etapas finais.Vimos o renascimento de Alonso que voltará muito forte com a Renault em 2009 e pode equilibrar muito mais essa F1,que se mostrou tão equilibrada e imprevísivel,como há muito tempo não se via. Venha logo Março, que eu quero corrida de F1 de novo!
Destaques
Felipe Massa>>> Fez sua parte,uma corrida impecável e sem erros. Por pouco não é campeão mundial,cruzou a linha de chegada campeão e fez algumas curvas como campeão.Perdeu o campeonato,mas não perdeu o campeonato hoje, ele perdeu em Cingapura,com a aquela história da mangueira. Mas massa s emostrou um piloto rápido e constante, aprendeu muito com seus erros e com os erros da Ferrari durante o ano. Se a equipe se acertar, ele se torna forte concorrente no ano que vem.Sou um antiFerrarista assumido, mas resolvi torcer pro Massa pelo o fato de ser brasileiro Não deu dessa vez,mas isso foi muito importante,desde 1993 um piloto brasileiro disputava o título( O Barrichello não conta ele nunca disputou um título com o Schumacher).
Lewis Hamilton>>> Não foi uma corrida excepcional,nitidamente via-se que ele estava correndo burocraticamente apenas pra garantir o título.Quas eo perdeu pois não conseguiu segurar o ímpeto de Vettel e viu Glock ficar na sua frente com uma estratégia ousada,mas teve a sorte lhe acompanhando e lhe dando o título na curva do Café. Se no ano passado,ele foi afobado que só,dessa vez ele foi calmo,venceu um título merecido,posi fez grande corridas na temporada,assim como fez grandes besteiras.Está amadurecido e talvez o título lhe amadureça mais.Ou lhe deixe mais arrogante...Pelo menos pagou a Ron Dennis todo o investimento feito nele,desde quando contratou ele em 1998 até por ter a comprado a briga dele com Alonso. Desde 1999 a McLaren não vencia o mundial de pilotos.
Sebastian Vettel>>> Um piloto diferenciado,um carro não muito bom, que Bourdais sofre pra dirig-lo,Vettel faz com maestria de veterano,mesmo tendo jovem e tendo cara de moleque que joga playstation e se masturba com a Jenna Jameson...Ano que vem estará na Red Bull,mas em breve ele estara em uma grande equipe,ele tem um potencial incrível e em breve termos outro alemão dominando a F1 de novo.
Fernando Alonso>>> Ele renasceu de vez.Mesmo com um carro ruim, Alonso tira leite de pedra enquanto Nelsinho roda sozinho na primeira curva.Alonso, é outro piloto diferenciado, no iníco da corrida ele simplesmente brincou de ultrapassar Kovalainen,o grande bundão. EM 2009 a Renault virá forte e Alonso virá pro tri.Massa e Hamilton que se cuidem,porque ele difcilmente erra.
Timo Glock>>> Merece destaque por ter sido o protagonista da decisão.Afirmou que ajudaria Massa e quando começou a chover não parou pra trocar pneus e sua tática foi dando certo,até a última volta quando a chuva apertou e ele sem aderencia nenhuma sucumbiu ao Vettel e Hamilton na curva do Café,tirando por um triz o título do Massa.Mas seu saldo no ano foi bom,fez um bom campeonato pela Toyota, reestreando bem na categoria.
Vexames
David Coulthard>>> Um final digno do piloto que foi nessa temporada.Foi uma pena te rposto aquela camera que fica dentro do capacete com o Coulthard.Ela praticamente não trabalhou.Fim melancólico pra um piloto mediano, com alguns lampejos de bom piloto, que não foi mais além de um segundo piloto...Isso soa fmailiar,né?
Heikki Kovalainen>>> Um bundão,foi humilhado pelo o Alonso que passou como quis por ele duas vezes.Tinha que escolta ro Hamilton mas foi incapaz de fazer isso,nessa corrida e durante a temporada toda. Com certeza se ele não melhorar vai sair em 2009 e no meio da temporada. Hamilton há muito tempo cava uma vaga pro seu amigo Adrian Sutil na equipe,e agora como campeão mundial,o poder dele aumenta...
BMW>>> Um final medíocre pra uma equipe que chegou a disputar o título. Algo desandou no caldo do Mario Thiessen, e ele precisa acertar isso pra continuar a evoluir pra 2009,senão vai cair o bolo da Renault e da Toyota.
Williams>>> Eu esperava mais da Williams nessa temporada. tudo bem foram dois pódios,mas a Williams teve várias atuações sofríveis e foi muito irregular. No ano passado ela foi mais regular. Precisa-se acertar o carro pra 2009,os trinta anos da Williams foram passados sem muito alarde e sem vitória.Vamos pra quinta temporada sem vitória e ainda sem perspectiva de melhora...
Jarno Trulli>>> Largando em segundo, decepcionou,deu um patinada no início da corrida e só ficou lá embaixo na sua posição habitual. Trulli mostrou que é o primeiro piloto da equipe, mas a sombra do Glock aumentou e pode aumentar pra 2009,abre o olho o Trulli!!!
Campeonato pilotos(final)
1 Lewis Hamilton GBR McLaren 98 pontos
2 Felipe Massa BRA Ferrari 97 pontos
3 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 75 pontos
4 Robert Kubica POL BMW Sauber 75 pontos
5 Fernando Alonso ESP Renault 61 pontos
6 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 60 pontos
7 Heikki Kovalainen FIN McLaren 53 pontos
8 Sebastian Vettel ALE Toro Rosso 35 pontos
Campeonato construtores(final)
1 Ferrari 172 pontos
2 McLaren 151 pontos
3 BMW Sauber 135 pontos
4 Renault 80 pontos
5 Toyota 56 pontos
6 Toro Rosso 39 pontos
7 Red Bull 29 pontos
8 Williams 26 pontos