quinta-feira, 6 de março de 2008

Foto história - Team orders or not?

Imola 82.Um gp onde várias equipes se recusaram a correr,e somente 14 carros largaram.As Ferraris e as Renaults seriam as equipes que disputariam a vitória,Mas as Renaults como sempre não muito confiáveis,tiveram problemas e abandonaram.Sobraram apena spara disputar a vitória,Gilles Villeneuve e Didier Pironi.Gilles sabia que a Ferrari tinha um bom carro novamente e como lhe fora prometido em 1979,seria a sua vez de disputar o título.Na segunda metade da corrida,Pironi e Villeneuve se revezavam na liderança,Gilles achou que era apenas para dar espetáculo aos espectadores e que o vencedor estaria definido,Pironi estava correndo a vida dele.Essa foto segundo me consta(não sei se procede) foi tirada faltando três voltas.
Como todo mundo já sabe o final,O que se pode supor sobre essa foto?A quem a Ferrari estava beneficiando,já que a placa slow pode ser atribuida tanto ao Pironi quanto ao Villeneuve.Eu acredito que essa foto é uma grande encenação,pro Gilles.Ele já tinha feito contato com a Williams desde o inicio da Temporada e isso deva ter chegado aos ouvidos de Enzo Ferarri, que interpretou como uma grande traição.Pironi estava chegando agora,era um francês muito rápido e talentoso e quando chegou uma oportunidade dea ferrari escolher o primeiro piloto da equipe e cumprir a promessa feita a Villeneuve em 1979.Mas Enzo tratou de quebrar a promessa e deixou Pironi livre para disputar posição com o Canadense.Daí essas placas "Slow" ignoradas pelo o francês e depois sequer uma punição ou conversa ao pé do ouvido dos pilotos,que romperam ligações após o gp de Imola,mostrou que a Ferrari já estava cagando e andando pro Gilles e queria mesmo ver o circo pegar fogo.Mas parece que o fogo lambeu a lona rápido demais.Em maio faz 26 anos que Gilles Villenneuve morreu em um acidente nos treinos em Zolder.

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Essa foto eu nunca havia visto! Belo achado, Marcos. Muito triste o destino de Villeneuve e Pironi, mas o automobilismo tem dessas histórias meio trágicas...

Não sei se chegou a ser encenação, mas a Ferrari não se esforçou tanto assim para manter o Gilles como primeiro piloto. Dizem que ele já estava negociando com a McLaren para o ano seguinte...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

"Um grande mal entendido..."

Peguei essa corrida completa no youtube meses atrás e dei uma olhada novamente a partir da volta 44, quando assiti ao vivo tinha 14 anos, nem lembrava detalhes. Foi uma disputa infernal entre Gilles/Arnoux/Pironi por várias voltas, trocaram de posições várias vezes entre eles muito antes da volta 44, uma das melhores corridas que assisti! Enquanto o Arnoux estava na pista era uma corrida normal sem problemas para a Ferrari! A merd...começou quando o motor do Arnoux explodiu na volta 44 com Gilles passado para liderança, na volta 46 Gilles passa do ponto em cima de uma zebra e Pironi assumi a liderança, é aí que começa o problema, em qual volta a equipe mostrou a placa "slow" pela primeira vez para os dois pilotos? O que realmente quer dizer essa placa "slow"?

Em seguida:

Gilles passa Pironi na volta 49
Pironi passa Gilles na volta 53

Pela primeira vez no vídeo aparece a placa para os pilotos no início da volta 53 com Pironi na liderança(mas seria essa a primeira vez que a placa foi mostrada?). A imagem é ruim e não da para ver o que esta escrito na placa, mas da para perceber que o narrador francês diz a palavra "slow" nesse momento! O que menos a Ferrari queria era um choque entre eles. O que eu sei é que "slow" só quer dizer para tomarem cuidado com acidente entre eles! Só que Gilles entendeu que independente da troca de posições era ele quem venceria no final...foi de certa forma ingênuo!

A seguir:

Gilles passa Pironi na volta 59
Pironi passa Gilles na volta 60 e vence a corrida...

A Ferrari percebeu que poderia haver um "enrosco" e pediu para eles tomarem cuidado, pelo que deu para entender é que a Ferrari deixou a disputa "aberta" entre os pilotos. A Placa "slow" era só para eles tomarem cuidado para não abandonarem por causa de um choque! Mas na cabeça de Gilles ele quem deveria vencer porque teoricamente ele era o numero 1 por estar mais tempo na equipe. Gilles já tinha deixado de brigar pelo título em 1979 a pedido de Enzo Ferrari no grid de Monza, acabou tendo a promessa que nos anos seguintes ele seria o numero 1 e escolhido a ser campeão! Só que na cabeça de Pironi não tinha essa de facilitar as coisas, ele alegou que no seu contrato nada impedia ele de vencer! Esse é o problema em uma grande equipe, ainda mais sabendo que os dois carros são competitivos para os dois pilotos. A Ferrari errou, tinha que chamar os dois pilotos e perguntar:

"Ok, os dois carros são iguais, temos dois pilotos sábios e velozes, como vai ficar a situação entre vcs se tiverem sozinhos disputando a liderança de uma corrida ou do campeonato? Vcs quem decidem na pista, juntos na primeira fila vão combinar algo em termos de largada, a Ferrari vai ficar no "muro" é isso, entre vcs na pista é cada um por sí?".

É aí que tem que ver o que esta escrito no contrato dos dois, Se Gilles é o numero 1, então que já avise o Pironi, se caso ele aceitar, maravilha... Mas pelo visto, ninguém perguntou nada pra ninguém, a Ferrari ficou no "muro" deixou eles decidirem na pista, Gilles na condição de estar mais tempo na equipe tinha que ter exigido a condição de "veto" ao companheiro, mas pelo jeito não o fez achando que estava tudo ok. A Ferrari não avisou Pironi antes de começar a temporada que ele era o numero 2. Conclusão, depois da corrida apareceu um enorme abacaxi para Enzo Ferrari descascar! Com certeza Enzo ia chamar o Pironi e avisar que Gilles era o escolhido para ser o campeão em 82, se Pironi não aceitasse ele que pedia a conta na equipe no final do ano! O problema é que a merd...já estava feita, o clima estava péssimo na equipe, Gilles cortou amizade na hora com Pironi! Com a cabeça quente Gilles disse que poderia sair da equipe, mas acho que ele ia ficar e Pironi é quem ia sair. Pironi teria que correr ainda pela Ferrari em 1982 porque ele tinha um contrato a seguir, o clima na equipe ia ser como Senna e Prost em 1989...péssimo!!! Só que não teve tempo para acontecer isso, Gilles morreria dias após na Belgica!

inté

Postar um comentário

  ©GP Séries - GO Williams GO! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo