Williams 35 anos - Capítulo XXIV
1995 seria uma temporada de retomada para Williams.Mesmo vencendo o título de construtores,a equipe queria o titulo de pilotos,não que eles agora se interessaram no título,mas sim pelo o ressentimento por Michael Schumacher e Benetton. Frank Williams e Patrick Head sabiam que eles usaram por boa parte do campeonato um controle de tração escondido em seus sistemas que a FIA incrivelmente(ou não) não viu.Isso sem contar a infinidade de trapaças que Schumacher e Briatore,diretor técnico da Benetton fizeram na temporada toda,a equipe Williams queria tirar o título deles. Adrian Newey projetou o FW17 e finalmente se rendeu ao bico tubarão,que era "moda" entre a maioria dos carros do grid da F1. Damon Hill que fez um final de campeonato excepcional foi mantido, Frank sabia que lhe faltava um pouco mais de experiência pra ele se tornar um campeão mundial.E Frank efetivou David Coulthard como piloto titular para a temporada completa.
A primeira corrida em Interlagos Schumacher acaba vencendo com tranquilidade.David Coulthard é o segundo e Damon Hill Abandona.Em Buenos Aires, de volta após 14 anos, Damon Hill vence e Coulthard abandona.Em Imola, Damon Hill vence e Coulthard fica em quarto. Damon dedica a vitória a Ayrton Senna.Em Barcelona,a Benetton faz dobradinha e Hill só consegue o quarto lugar.E em Monte Carlo,Schumacher vence e Hill é o segundo.Schumacher vira o líder do campeonato com cinco pontos de vantagem pra Damon Hill.Em Montreal,Hill e Coulthard abandonam,na primeira e única vitória de Jean Alesi na sua carreira.Em Magny Cours,Schumacher vence acompanhado de Hill e Coulthard. Em Silverstone,Coulthard é terceiro.Hill e Schumahcer se tocam e abandonam.O campeonato chega a sua metade e Schumacher tem um vantagem confortável de 11 pontos para Damon Hill e 16 pontos de vantagem a Benetton tinha pra Williams.
Em Hockenheim Hill larga na pole mas roda sozinho na segunda volta e dá a vitória pra Schumacher,que põe 21 pontos de vantagem.Coulthard fica em segundo.Na Hungria,Damon Hill mostra sua força no circuito húngaro e vence. Coulthard completa a dobradinha.Com o abandono de Schumacher,a diferença cai pra 11 pontos.Em Spa,em uma corrida que começou a chover no meio da corrida. Schumahcer vence em disputa emocionante com Damon Hill, que ultrapassou o alemão,mas acabou sofrendo um drive through por excesso de velocidade que o deixou em segundo.
Em Monza,Coulthard roda na volta de apresentação e Hill e Schumachaer se tocam novamente e abandonam,Schumacher fica possesso de raiva e sai do cockpit para tentar agredir Hill.É contido pelos os fiscais,e Schumacher fica com o dedo em riste proferindo xingamentos a Damon Hill.Em Estoril,Coulthard vence,com Schumacher em segundo e Hill em terceiro.Schumacher agora ficava com 17 pontos de vantagem para Hill.Em Nurburgring,no GP da Europa, Schumacher vence e Coulthard é o terceiro.Schumacher poderia ser campeão em Aida,o que acabou acontecendo com mais uma vitória de Schumacher,seguido por Coulthard e Hill.
Tinha a disputa dos construtores,mas essa também estava difícil,pois a Benetton estava a 25 pontos de vantagem da Williams.Mas Schumacher sepultou as chances da Williams ao vencer em Suzuka.Hill e Coulthard abandonam.Em Adelaide,Coulthard roda sozinho nos pits,mas Damon Hill salva a Williams de mais um vexame nessa temporada e vence.
Mas o vexame da temporada estava formado, Damon Hill ficou em segundo com 33 pontos de vantagem pra Schumacher e a Williams ficou a 29 pontos de vantagem pra Benetton nos construtores. Cinco vitórias,onze poles e seis voltas rápidas. Desde 1992 vencendo,um ano sem título foi um baque para o time de Didcot. Uma boa notícia pra equipe era que Schumacher iria correr pela Ferrari,e o ambiente bagunçado que se encontraria lá faria que ele não fosse mais um adversário feroz pra próxima temporada. Frank e Head sabiam que em 1996 era a chance da retomada.E Frank Williams viria com uma carta bem arriscada na manga pra próxima temporada, made in USA.
A primeira corrida em Interlagos Schumacher acaba vencendo com tranquilidade.David Coulthard é o segundo e Damon Hill Abandona.Em Buenos Aires, de volta após 14 anos, Damon Hill vence e Coulthard abandona.Em Imola, Damon Hill vence e Coulthard fica em quarto. Damon dedica a vitória a Ayrton Senna.Em Barcelona,a Benetton faz dobradinha e Hill só consegue o quarto lugar.E em Monte Carlo,Schumacher vence e Hill é o segundo.Schumacher vira o líder do campeonato com cinco pontos de vantagem pra Damon Hill.Em Montreal,Hill e Coulthard abandonam,na primeira e única vitória de Jean Alesi na sua carreira.Em Magny Cours,Schumacher vence acompanhado de Hill e Coulthard. Em Silverstone,Coulthard é terceiro.Hill e Schumahcer se tocam e abandonam.O campeonato chega a sua metade e Schumacher tem um vantagem confortável de 11 pontos para Damon Hill e 16 pontos de vantagem a Benetton tinha pra Williams.
Em Hockenheim Hill larga na pole mas roda sozinho na segunda volta e dá a vitória pra Schumacher,que põe 21 pontos de vantagem.Coulthard fica em segundo.Na Hungria,Damon Hill mostra sua força no circuito húngaro e vence. Coulthard completa a dobradinha.Com o abandono de Schumacher,a diferença cai pra 11 pontos.Em Spa,em uma corrida que começou a chover no meio da corrida. Schumahcer vence em disputa emocionante com Damon Hill, que ultrapassou o alemão,mas acabou sofrendo um drive through por excesso de velocidade que o deixou em segundo.
Em Monza,Coulthard roda na volta de apresentação e Hill e Schumachaer se tocam novamente e abandonam,Schumacher fica possesso de raiva e sai do cockpit para tentar agredir Hill.É contido pelos os fiscais,e Schumacher fica com o dedo em riste proferindo xingamentos a Damon Hill.Em Estoril,Coulthard vence,com Schumacher em segundo e Hill em terceiro.Schumacher agora ficava com 17 pontos de vantagem para Hill.Em Nurburgring,no GP da Europa, Schumacher vence e Coulthard é o terceiro.Schumacher poderia ser campeão em Aida,o que acabou acontecendo com mais uma vitória de Schumacher,seguido por Coulthard e Hill.
Tinha a disputa dos construtores,mas essa também estava difícil,pois a Benetton estava a 25 pontos de vantagem da Williams.Mas Schumacher sepultou as chances da Williams ao vencer em Suzuka.Hill e Coulthard abandonam.Em Adelaide,Coulthard roda sozinho nos pits,mas Damon Hill salva a Williams de mais um vexame nessa temporada e vence.
Mas o vexame da temporada estava formado, Damon Hill ficou em segundo com 33 pontos de vantagem pra Schumacher e a Williams ficou a 29 pontos de vantagem pra Benetton nos construtores. Cinco vitórias,onze poles e seis voltas rápidas. Desde 1992 vencendo,um ano sem título foi um baque para o time de Didcot. Uma boa notícia pra equipe era que Schumacher iria correr pela Ferrari,e o ambiente bagunçado que se encontraria lá faria que ele não fosse mais um adversário feroz pra próxima temporada. Frank e Head sabiam que em 1996 era a chance da retomada.E Frank Williams viria com uma carta bem arriscada na manga pra próxima temporada, made in USA.
2 comentários:
Mas dá uma saudades das glórias da Williams...
E o piro que a série logo chega ao último título...
Nesse ano a Williams jogou voluntáriamente o título pela janela, já q na minha opinião tinha o melhor carro.
Faltava calma aos pilotos e a equipe faltava um estrategista urgentemente!
Com certeza a mancada do ano foi no Japão... até hoje me cago de rir vendo aquilo.
Postar um comentário